Não é razoável estranhar o sofrimento na vida do cristão. Pois todos quantos querem viver piedosamente em Jesus, sofrerão problemas (2 Tm 3.12). Além do mais, os crentes estão em permanente desavença com o mundo, pelo fato de haverem sido chamados por Cristo. (Mt 16.24-26). O sofrimento para o cristão não é 'coisa estranha'.
O apóstolo Paulo diz que recebemos o ministério da reconciliação. Aqui devemos lembrar que a palavra usada para se referir a ministério é diakonian (serviço), a graça da reconciliação é aplicada em nós pelo ministério do evangelho de tal modo que podemos compartilhá-lo como embaixadores de Cristo, com o fim de reconciliar os homens com Deus. Assim, podemos dizer que o ministério da reconciliação é a declaração, divinamente autorizada, da obra de Cristo em favor do pecador. Quando anunciamos o evangelho anunciamos o ministério da reconciliação.
Satanás odeia Deus e, portanto, odeia o povo de Deus, a igreja. O seu grande plano para a igreja é levar cristãos – verdadeiros crentes que estão juntos no evangelho – a encontrarem formas de discordarem entre si, de dividirem-se, de serem invejosos e amargos, e, finalmente, de “morderem e devorarem uns aos outros” (Gálatas 5.15). Aqui estão 12 formas de evitar os ataques de Satanás.
Não gostamos da verdade de que não há lenço umedecido para a sujeira que flui do nosso interior. Essa é a principal razão pela qual muitos vêem a morte de Jesus como repugnante, por ser a morte que nós sabemos que merecemos. No espelho da morte sacrificial, absorvendo a ira do Pai, uma substituição penal para todos que confiam nEle, não podemos nos esconder de nossa sujeira, nossa impureza e de nosso pecado revoltante. Se não fosse por Seu Sangue Remidor, então seria o seu sangue pagando o salário de seu horrível pecado.
As riquezas têm sido o alvo de muita gente. Vemos o aumento da violência, dos assaltos, sequestros, roubos, extorsões, golpes, negociatas, trapaças, sonegações etc., tudo isso, geralmente, em busca de riquezas. O pior de tudo é que estas pessoas nunca se satisfazem com o que conseguem acumular. É a pobreza de uma vida com riquezas. Salomão, quando começou a reinar, pediu a Deus sabedoria para servir ao povo que liderava, com justiça e verdade. Contudo, sua atuação política e seus conchavos sociais o levaram a um afastamento de Deus e dos ideais que antes sustentava.
O leproso, que era um pária, vem a Jesus para ser purificado. Jesus lhe dá sua purificação e o restaura à comunidade. Ele tem uma nova vida. Mas depois desse grande milagre, onde Jesus se encontra? Ele está sozinho. Ele está fora, em lugares desolados. Ele torna-se um pária. O leproso e o Cristo trocaram de lugar: o pária é recebido, enquanto o Escolhido é lançado fora.
Os Salmos são o livro de oração e louvor da Bíblia. Quando lemos um salmo, estamos escutando uma conversa inspirada entre Deus e o seu povo. A conversa ocorre por vezes em momentos de puro deleite e outras vezes em temporadas de desespero esmagador. Às vezes é uma conversa privada - 'Tem misericórdia de mim, SENHOR, porque sou fraco!' Em outros momentos, ouvimos as vozes de uma multidão feliz de adoradores - 'Vinde, cantemos ao SENHOR; jubilemos a rocha da nossa salvação'. Orar é difícil, mas os Salmos são uma das provisões de Deus para fortalecer nossa vida de oração. Vamos aprender a usar o livro de orações de Deus!
Cristo foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto para ser tentado pelo diabo. Porém, Ele mesmo assevera: Não devemos tentar a Deus (Ele mesmo sendo Deus não poderia ser tentado a cometer o mal). O Senhor, citando Dt 6.16, nos ordena: “Não tentarás o Senhor, teu Deus”. Não devemos colocar Deus à prova, nem desafiá-lo ou provocá-lo. Como tentamos a Deus?
As Escrituras não indicam que uma pessoa deva ser batizada antes de poder receber a Ceia do Senhor. No entanto, a mesma condição tanto para o batismo quanto para participar da Ceia do Senhor é a salvação através da fé na morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo. A Ceia do Senhor é uma forma dos crentes em Cristo terem comunhão com o seu Senhor e lembrarem-se de Sua morte. O batismo é uma importante marca de identificação dos crentes em Cristo.
Tentação é tudo aquilo que pode fazer mal, prejudicar a pessoa ou o seu caráter. Foi isso que Lúcifer praticou para roubar o bem maior da Criação de Deus, os seres humanos, com sua imagem e semelhança, alma, e espírito, com sabedoria e inteligência.
Um hipócrita é uma pessoa que finge e exibe uma religião sem servir a Deus de coração. Mateus 23 fala do povo que limpava o exterior da taça mas deixava o interior sujo. Eles eram como sepulcros caiados, que pareciam belos e adornados, mas por dentro estavam cheios de ossos de mortos e imundície. Jesus disse, 'Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e iniqüidade' (Mateus 23:28).
Amados, cá está a mensagem de Deus não apenas para Jeremias, mas para todo pastor e obreiro cristão que alguma vez tenha sido chamado por Ele. Ele está nos dizendo - 'Não deixe que ninguém lhe derrube! Não há motivo para que fique confuso diante dos homens. Eu lhe disse que estou consigo; Eu disse que és uma fortaleza inexpugnável. Então, não há razão para esgotamento, não há razão para desistir...'. 'Isso me foi no coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; já desfaleço de sofrer, e não posso mais desistir' (Jeremias 20:9)
Como venceremos nossos inimigos se não estivermos revestidos de toda armadura de Deus? Para todo cristão Deus tem providenciado este equipamento e é direito nosso vesti-lo. O cristão deve apropriar-se conscientemente do poder que o Senhor tem colocado à sua disposição para fazer parte deste grande exército. Revestir-se de toda a armadura de Deus é recomendação divina para vencermos inimigos espirituais que nos cercam por todos os lados objetivando levar-nos ao total fracasso.
A confiança é fundamental em nossa relação com Deus; não há substitutos para ela. Os muitos anos de destacado compromisso com Deus não puderam evitar a ira do Senhor quando Asa confiou em si mesmo, e não nele. A fé é um elemento fundamental em nossa relação com Deus; sua importância é quase impossível de enfatizar excessivamente. 'Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas'
As vezes não falta muita coisa a ser feita para que Deus possa moldar seu coração segundo Sua vontade, apenas que desçamos, logo quando a Palavra de Deus veio a Jeremias, Ele disse - 'Desce à casa do oleiro', precisamos ser mais humildes, e dependentes de Deus, pois só Ele tem capacidade de mudar a nossa vida.
Outro item que pode ser considerado um retardador de bênçãos é a murmuração. Isso desagrada a Deus profundamente, pois por causa disso, o povo ficou quarenta anos no deserto, já pensou nisso? Uma coisa que eu aprendi é a não questionar a vontade de Deus, mesmo que não a entendamos, é melhor deixar Deus agir ele sabe muito bem o que faz. Tem uma frase que eu gosto muito que diz assim - 'Não coloque um ponto de interrogação (?) onde Deus já colocou um ponto final (.).'
As palavras creram e confiava (João 2:23 e 24) vêm da mesma palavra grega. O texto diz, basicamente, que muitas pessoas creram em Jesus, mas Jesus não creu nelas. Entendemos, não da palavra usada, mas do comentário explicativo, que Jesus não confiou nessas pessoas porque percebeu que sua fé foi superficial, rasa e passageira. Ele não deseja a nossa fé superficial e meramente intelectual. Ele quer a fé que se demonstra na submissão total à sua vontade por amor.
A fé cristã não é uma mera coleção de doutrinas – um apanhado de verdades. O cristianismo é uma ampla afirmação que abrange cada aspecto de cada doutrina revelada, mas é centrada no evangelho de Jesus Cristo. E, como a pregação apostólica deixa claro, o evangelho é a prioridade. Que o poder da cruz e a vitória da tumba vazia permeiem cada púlpito, cada banco de igreja e cada coração cristão – e que as Boas Novas do evangelho sejam recebidas com alegria por pecadores necessitados do Salvador.
Infelizmente, pela falta de distinção entre pecados públicos e pessoais, concílios e igrejas apelam para o não cumprimento de Mateus 18 em casos de denúncias feitas contra seus pastores, para travar administrativamente processos disciplinares contra os mesmos. Presenciei diversos casos de denúncias feitas contra pastores que haviam cometido faltas notórias e que foram arquivadas por seus concílios sob a alegação de que os passos de Mateus 18 não haviam sido cumpridos.
Na vida passamos por momentos diversos. Momentos difíceis e momentos fáceis, momentos felizes e momentos tristes, e isso nos abala o psicológico. O ser humano está preparado somente para viver em tempos fáceis e felizes, situações de normalidade que não fogem ao cotidiano. Esses problemas são os mais diversos, quer seja na vida sentimental, quer seja na vida profissional, financeira, ou mesmo na área espiritual, precisamos de uma saída, uma apenas que nos leve a um lugar seguro. Então - O que devemos fazer, para onde devemos ir, quando não há uma saída visível?
Na aula de hoje meditaremos a respeito da perspectiva do Apóstolo, que sabia discernir o passado, por isso tinha alegria no presente, e o mais importante, esperança no futuro. Veremos que as adversidades não foram capazes de diminuir a grandeza do evangelho, considerado, pelo próprio Paulo, uma boa nova, a proclamação da Palavra de Deus, que fora encarnada em Jesus Cristo.