Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios. Salmo 73.3. Neste salmo, a possibilidade de prosperidade por parte dos ímpios é exposta. Fica agora evidente, que nem toda prosperidade é resultado da bênção proveniente da obediência a Deus. Por desconhecer até então esta possibilidade, o salmista Asafe ficou confuso ao ponto de quase se desviar e escorregar.
O jejum de Daniel, em vez de jejum do alimento por completo é uma abstinência parcial. Nesse período Daniel se absteve do que dava prazer à carne. O mais importante do jejum não é a abstinência e sim a consagração a Deus. Vamos refletir sobre as 21 Bênçãos do Jejum, sendo 7 para o Corpo, 7 para a Alma e 7 para o Espírito.
Eu pensei que seria muito egoísmo de minha parte, não compartilhar, aqui, minhas experiências com a oração, a ajuda do Senhor Jesus e falar sobre as atitudes que tomei para enfrentar aqueles difíceis anos no alto de uma grave depressão. Há sim, uma porta de saída.
Aqueles que amam apenas a si são egoístas, apenas ao próximo não passam de filantropistas, e apenas a Deus são fanáticos. O tripé das obrigações cristãs passa pelo crivo do amor-ágape, no sacrifício de Cristo pelos homens, modelo para os Seus discípulos em relação aos outros.
Preso e vigiado, Pedro estava com os pés e as mãos amarras. Não havia nada que pudesse fazer. Assim como aconteceu com Pedro, quando achamos que está tudo perdido, Deus entra com sua ação poderosa nos livrando de todo mal. Quando não podemos fazer nada, Deus pode fazer tudo!
Jovens são importantes em qualquer lugar e, no Reino de Deus, eles têm um lugar especial reservado para si. Vamos aprender algumas lições úteis e práticas que vão nos ajudar a enfrentar e vencer as dificuldades da vida, a partir de hoje? Ótimo, vem comigo!
O tempo é um recurso muito limitado e precisa ser muito bem administrado. Alguém já afirmou que tempo perdido não se recupera, visto que, para recuperar o tempo que se perdeu, você acaba perdendo um tempo que poderia ser investido em novas realizações. Remir o tempo, conforme Efésios 5.16, significa literalmente - aproveite bem as oportunidades e evite a ociosidade.
O profeta Isaías descreve o reinado do Messias como um abrigo, um lugar de refugio para dias de calor, frio, chuvas e tempestades. É uma metáfora sobre viver amparado pela graça Divina que sempre é suficiente para suprir as insuficiências humanas.
Algumas pessoas chegaram até Jesus depois de lavar as redes muitas vezes, esforçando-se para se sentirem satisfeitas espiritualmente, por ações baseadas na natureza humana. Mas a pesca só aconteceu quando deram ouvidos ao Evangelho, largaram a velha vida, as redes remendadas e foram navegar com Jesus dentro do barco.
Abraão foi justificado por obras de mérito, recebendo o salário justo por suas obras? Não! Deus aceitou a fé dele no lugar de perfeita justiça. Assim Abraão recebeu o favor, a graça de Deus, e não recebeu um salário devido por serviço prestado ao Senhor.
O jejum que realmente agrada a Deus é aquele feito com um coração sincero, por uma pessoa que teve sua vida transformada pelo poder da Palavra e, desta forma, tem ações e comportamento dignos da atenção e do cuidado de Deus. Não é para o ato do jejum em si que o Senhor está olhando, mas para o coração daquele que jejua.
A arrogância causa muitos males ao ser humano, mas essa nem sempre é percebida, isso porque o orgulhoso não atenta para a sua condição. Por outro lado, a humildade, uma das principais virtudes cristãs, precisa ser cultivada, contrapondo a altivez de espírito. Na aula de hoje, com base no livro de Provérbios, bem como em outros textos bíblicos, faremos um estudo comparativo entre esses dois comportamentos.
No Jardim do Éden Deus plantou árvores frutíferas e outras duas árvores. A vontade de Deus era que o homem se alimentasse da Árvore da Vida para que vivesse eternamente, por isso deu uma ordem ao homem - 'De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.' O homem em Adão está vivo para o mundo, mas morto para Deus, sua alma vivente perecerá. Mas, se estiver em Cristo tem o espírito vivificante e vida eterna.
O salmista Davi quando escreveu este salmo, estava passando por uma grande aflição. As coisas iam de mal a pior em todos aspectos da sua vida, parecia que Deus o havia abandonado, não somente com sua família mais o seu reino estava um caos. Ele enfrentou quantidades massacrantes de aflições, enfermidades, tragédia atrás de tragédia, um reinado tumultuado. Os problemas eram tão grandes, que ele não acreditava que iria sobreviver. Desesperado Davi clamou - 'Livra-me, ó Deus, pois as águas entraram até a minha alma. Atolei-me em profundo lamaçal...'
No livro de Provérbios encontramos vários conselhos a respeito do uso apropriado da língua. Se as pessoas atentassem para o que diz esse texto de sabedoria, evitariam muito males decorrentes do descuido quanto ao que falam. Como cristãos, devemos seguir o conselho de Paulo a Tito - 'a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas moderados, mostrando toda a mansidão, para com todos os homens' (Tt. 3.2).
Saber controlar as nossas emoções é uma virtude que todo cristão deveria cultivar. Quantas vezes agimos precipitadamente com as pessoas e até mesmo com os irmãos. Deixamos que a ira e a discórdia tomem conta das nossas emoções. Muitas vezes tiramos uma conclusão lógica, mas precipitada, falsa, e por isso não conseguimos evitar um conflito. Muitos homens de Deus tomaram decisões precipitadas e amargaram as consequências posteriormente.
Antes de seu real encontro com o Senhor Jesus, experimentou Martinho Lutero uma profunda crise espiritual. Diante da visão daquele jovem trancado em si mesmo e fustigado pelo terror do inferno, Staupitz aconselhou-o a procurar a justificação através dos méritos de Jesus Cristo. Já fortalecido por tão imprescindível verdade, Lutero saiu a reformar a Igreja. Se você deseja, de fato, dedicar-se ao aconselhamento pastoral, busque aprimorar-se espiritualmente; ore, leia a Bíblia, tenha os seus momentos devocionais; adore a Deus com o seu trabalho, e não somente com a sua voz.
Depois das saudações iniciais da sua primeira epístola, o apóstolo Pedro escreveu - 'Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança....' Pedro escreveu para pessoas perseguidas que enfrentavam a real possibilidade de serem mortas por causa da sua fé. Mas ele faz pouco caso deste perigo por confiar na viva esperança. Deus deu vida para Jesus e ressuscitará seus seguidores.
Para que nossa vida continue crescendo, precisamos desenvolver uma salutar insatisfação contra a mediocridade e o comodismo levantando da poeira e prosseguindo para o alvo. Preste atenção no que Paulo disse - 'uma coisa faço'. Existe uma frase que diz muito com poucas palavras - 'quem falha em planejar, planeja para falhar'. É verdade. Mas, ficar só no planejamento, só no projeto, também não leva a lugar algum. É a sua vida que está em jogo, ou você já se esqueceu disso?
Amor X Inveja, Amizade X Inimizade, Bem X Mal. Sentimentos opostos que podem conduzir a Vida ou a Morte. Infelizmente em Adão fomos inoculados pelo sentimento da Inveja e por causa disso a morte foi introduzida. O Amor e o temor a Deus são as armas mais eficazes para combater a Inveja.
Por muito tempo, Deus ficou quieto e deixou Jó e seus amigos procurarem respostas entre si. Mas quando ele falou, a voz divina desceu como um trovão de repreensão. Ele disse a Jó -'Quem é este que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento?'. Nos últimos capítulos do livro, Deus mostrou que o homem não tem condições de compreender nem questionar a sabedoria do seu Criador, e fortemente repreendeu os amigos de Jó por suas filosofias absurdas.