Algumas igrejas oferecem um dia certo para Deus curar, outro para Deus prosperar, e ainda outro para abençoar as famílias. Tem até quem agende um dia especial para um encontro com Deus. E se a pessoa morrer antes do tal encontro? Coitada! Vai direto pro beleléu, sem direito a escala. Jesus tem Sua própria agenda a cumprir, e não está disposto a mudar Seu cronograma. Não há ameaças, ou chantagem emocional que possam dissuadi-Lo de seguir a rota programada pelo Pai.
Quando estou ansioso, estou tentando tomar o trabalho que é de Deus. Eu penso que, ou ele não se importa o suficiente comigo, ou ele não tem o controle da situação. Nós realmente podemos dizer que algo como ansiedade é pecado? O que faz disso um pecado? Será que não é só uma fraqueza que devemos superar? Ou, talvez, não deveríamos enxergar como uma doença mental?
A resposta 'lutar ou fugir' é uma reação instintiva acionada quando uma pessoa enfrenta perigo. Vem uma explosão de adrenalina enquanto o coração bate mais rápido, capacitando a pessoa a ficar firme e lutar ou a virar as costas e correr. Independente da decisão instantânea, seja lutar ou fugir, o resultado desejado é a sobrevivência.
Quando aproximaram da casa, Jairo recebeu uma notícia ainda mais triste. Pessoas da sua casa encontraram Jairo e falaram - 'Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre?'. A implicação é óbvia - acreditavam no poder de Jesus, até certo limite. Curar doentes? Pode. Ressuscitar mortos? Ninguém pode! Nem Mesmo Jesus Consegue! Que surpresa quando, minutos depois, a menina andava no meio daquelas pessoas, viva e saudável!.
O que Jesus espera de nós como Seus seguidores? Que verdades foram expressas por Jesus acerca dos nossos interesses pessoais como Seus discípulos? Que promessa é feita por Jesus aos que o seguem como discípulos? Como seguidores de Cristo, Ele espera que enfrentemos esse castigo diário satânico, para que morrendo diariamente como Cristo morreu, diariamente Nele vivamos em novidade de vida, pelo poder do Espírito Santo que O ressuscitou dos mortos.
As igrejas estão repletas de frequentadores que confessam a Jesus como seu Salvador mas não concordam em chamá-lo de Senhor. Há muitos que até o chamam de Senhor mas não o conhecem com tal. O foco desta mensagem são aquelas pessoas que tentam reconhecer o Senhor Jesus como Único Senhor e Salvador e não conseguem viver as alegrias destinadas a todos os filhos de Deus.
Notem que nos versículos em epígrafe, Gideão faz um sacrifício ao Senhor, mas no versículo seguinte o Senhor, na mesma noite, lhe pede outro sacrifício. Então perguntei ao meu Senhor. Por que pediste outro sacrifício a teu escolhido? O primeiro não valeu?
O povo de Israel, sendo oprimido pelos midianitas (Jz 6 1-10), clamou a Senhor e o Senhor enviou-lhes um profeta que prometeu-lhes livramento. Deus poderia usar os exércitos celestiais para tal livramento, mas esta tarefa é imposta aos homens especialmente, como nos dia de hoje, a pregação do Evangelho. Não fujamos de tal compromisso, sou eu, é você, somos nós quem Deus quer e vai usar para fazer a sua obra. Alguém pode contestar e dizer: quem somos nós para tal tarefa? Achas que és muito diferente de Gideão? Gideão não era tão valente quanto alguns pensam, se fosse não estaria no lagar malhando trigo escondido dos midianitas, no lagar não é o lugar correto para malhar trigo, no entanto ele não era covarde como aqueles que voltaram para trás (Jz 7.3)
Após uma forte experiência espiritual, Deus ordenou a Gideão que derrubasse o altar de Baal e erguesse ali um altar dedicado a seu nome. Gideão orientado pelo Senhor separou 300 homens e surpreendeu os midianitas sob a escuridão da noite triunfando sobre o exército inimigo. A Bíblia relata a saída do exército para a batalha e aponta para o fato de que os que estavam com Gideão gritaram - À espada, pelo Senhor e por Gideão! O Texto bíblico que relata a saída do exército para a batalha aponta para o fato de que os que estavam com Gideão gritaram
Não há lugar para tristeza, pois, Jesus é o amigo fiel e verdadeiro que nunca desampara os seus. Creia que Jesus está próximo de você, assim, você poderá fazer como João, o discípulo amado, que apoiou a cabeça no peito de Jesus (Jo13:23). Somente o amigo de todas as horas, permite ao outro deitar a cabeça em seu peito. Este amigo chama-se Jesus.
Jefté era valente, valoroso e lider. Cheio de qualidades, em um contexto de dificuldades. Muito temos a aprender com a vida desse juiz em Israel que saiu de uma vida repleta de dramas familiares para reinar sobre um povo, o mesmo povo que o havia rejeitado. Jefté não se opôs a defender os que lhe ofenderam. Ele venceu suas limitações e prosseguiu como um guerreiro valoroso.
Na revolução proposta por Jesus, ninguém sai machucado, destruído. Aliás, a expectativa dos discípulos era de que Jesus promovesse um levante contra Roma e as autoridades judaicas que havia se promiscuído com o Império. Mas Jesus propunha um tipo de revolução totalmente inversa ao que eles esperavam. Não uma revolução armada, mas uma revolução de amor. Existiria algo mais forte que o amor?
Eu respeito muito vocês e o seu Jesus, admiro muito o trabalho de vocês e acho muito bonito os cultos, os louvores a palavra que é pregada, mas isto não é para mim, acho que não estou preparado. Eu não quero compromisso com Jesus. Gosto de baladas, vida noturna, bares e festas. Eu não quero trocar tudo isto por Jesus.
A Bíblia Sagrada não nos dá conhecimento sobre a vida de Elias antes do inicio de seu Ministério. Elias aparece nas páginas das Escrituras em 1Reis 17.1 e de forma repentina, sem qualquer explicação, nem mesmo da sua genealogia, como é costumeiro fazer-se quando se trata, pelo menos, de personagens da história de Israel. É apresentado apenas como 'Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade'.
Para que você tome posse de sua benção, você precisa fazer como Calebe. Precisa destruir os gigantes que te impedem de receber a benção. Destrua o gigante da incredulidade, o gigante do pecado e o gigante da oposição e tome posse da vitória...
No episódio que envolveu o profeta Elias e a viúva de Sarepta, aprendemos diversos princípios que podem, e que precisam ser aplicados à nossa vida, para que assim possamos abençoar e sermos abençoados - O princípio da obediência, do anonimato, da hospitalidade e da generosa semeadura. Haverá sempre uma provisão do Senhor em cada etapa do ministério daqueles a quem ele vocaciona e comissiona.
Algumas teorias sobre o destino dos mortos, podem até soar bonito e confortável, porém, não resistem ao crivo das Escrituras Bíblicas. O que a Bíblia diz é - existe céu e inferno, existe julgamento para todo e qualquer homem nascido sobre a face da terra. A Bíblia em si é suficiente para revelar para onde vão os mortos. O problema, é que o diabo, Satanás, tem como meta enganar, mentir, para roubar para si o maior número possível de vitimas, porque o inferno nunca está saciado.
É devastador ver uma criança que é subdesenvolvida física ou mentalmente. Mas o que é pior é ver cristãos ficando mais velhos, mas que não crescem na fé.
Segundo escreveu o homem mais sábio que já existiu; no livro de provérbios de Salomão a criança quando bem orientada, será um adulto exemplar para sociedade e para a casa de Deus. Precisamos colocar nossos filhos nas mãos de Deus, pois só Ele é perfeito e só Ele tem o puro e verdadeiro amor. O caminho ensina-os a amar ao Senhor de todo o seu coração, de toda sua alma e todas as tuas forças. O papel dos pais é de fundamental importância neste processo e Deus orienta como fazer.
Os ramos dependem da árvore para terem vida, sustento, crescimento, produção de folhas, flores e frutos. Tudo isso é possível por causa da seiva que percorre o interior da planta a partir das raízes. Nenhum cristão pode se julgar independente de Jesus...
Estar na videira é estar na vontade de Deus, é estar com a sua palavra em nossos corações, é como os ramos de um arbusto. “Videira” para ter vida tem que estar na videira, da mesma forma o crente deve estar em Jesus, sem isso o crente morre espiritualmente e será rejeitado por Deus.