Uma imagem imperfeita de uma realidade maior. Paulo disse que as coisas do Velho Testamento eram sombra das coisas de Cristo. O tabernáculo dos israelitas era uma sombra da aliança de Jesus. Várias vezes, a Bíblia fala sobre a sombra de Deus. A sombra do Onipotente é a proteção daquele que estende o seu tabernáculo de proteção sobre os fiéis.
Para se alcançar a vida abundante que Cristo prometeu basta crer, apoiar-se, descansar, confiar na fé revelada. Cristo nos ofereceu a vida no sentido de o homem compartilhar da natureza divina, estar unido à glória de Deus. Porém, muitos cristãos são atraídos pelo adjetivo pertinente a vida concedida por Cristo. Por vida em abundância interpretam 'qualidade de vida' econômica e social, e se esquecem que o reino de Deus não é comida nem bebida...
Tanto a morte de Cristo como a Ceia do Senhor tem um poder bastante forte para nos fazer superar as barreiras e divisões naturais de classe e raça. A Ceia nos lembra que a parede da inimizade tanto entre Deus e os homens, quanto entre os homens fora derrubada, surgindo em seu lugar uma comunidade criada por Jesus. Diante da Ceia do Senhor, tanto Escravos e Senhores, Judeus e Gentios, transformam-se em companheiros partilhando de uma salvação comum.
O afastamento voluntário ou o isolamento tem acabado com o avivamento em vários lugares. O avivamento não é apenas para um grupo de pessoas, e sim para todos. A grande dificuldade nos dias de hoje é que por conta de uma 'revelação', pessoas têm se isolado e se fechado para comunhão com outros que talvez não falem a mesma 'língua'. O fato é que a distância causa sérios danos à saúde do Corpo de Cristo.
Submissão significa obediência voluntária. A melhor forma de submissão é aquela que acontece por amor e não pela força, vejamos a história de Rute e Noemi.
Quando Jesus subiu ao céu, ele foi com o mesmo corpo, a mesma aparência que tinha ao estar na terra. Até as feridas (ver João 20) estavam presentes em seu corpo ressurreto. Penso que assim também nós teremos a oportunidade de nos reconhecermos...
É comum ouvir pessoas dizerem que desejam ser salvas exatamente como aquele ladrão foi. De costume, quando indivíduos dizem isto, eles não querem dizer que desejam que Jesus seja recrucificado e que eles mesmos sejam pendurados ao lado dele e repetir a conversão do ladrão...
O Velho Testamento nos causa admiração por diversas razões, mas, particularmente, devido à existência de leis, costumes e circunstâncias culturais muito diferentes das que vivemos agora. É o caso das 'cidades refúgio'...
Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder?
Quando Saulo tornou-se Paulo, uma voz divina anunciou: “Vou lhe mostrar como você poderá gozar muito melhor a sua vida!” Será que é o que realmente está escrito na Bíblia?
Jesus percorria toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E a sua fama corria por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos... e ele os curava. E seguia-o uma grande multidão da Galiléia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia, e de além do Jordão.
Vidas são como construções, e a qualidade de sua base determinará a qualidade do seu todo. É frequente o uso de materiais inferiores, e quando chegam as provas, estas vidas são arruinadas.
A Bíblia nos ensina algo maravilhoso sobre sermos semelhantes a Jesus. Em suas páginas ela afirma que seremos semelhantes a Ele tanto fisicamente como espiritualmente. Essa esperança é algo maravilhoso.
O Presidente Ronald Reagan chamou a atenção para aquele Livro maravilhoso, dizendo: “Na verdade, é um fato indisputável que todas as complexas e horrendas questões que nos confrontam, tanto no nosso lar como ao redor de todo o mundo, têm suas respostas naquele Livro Singular”.
"Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer." 1 Coríntios 1:10
O pastor aqui disse que aquele que não dizima é ladrão e devia estar preso mas, como isso é impossível a prisão dele é espiritual. O medo já tomou conta da igreja e o povo vive a neurose deixada por esses discípulos do si mesmos.
Está o maior burburinho. Novamente. O mundo vai acabar em 2012. Parece que os Egípcios, os Celtas, Budistas, Chineses, a NASA e, principalmente os Maias profetizam o fim do mundo nesse ano. E a Bíblia, o que diz?
Ao contrário dos animais, o ser humano tem uma alma imortal. O homem foi criado diretamente por Deus (Gn 1.16; Gn 2.7) e dEle recebeu o fôlego de vida, o que não aconteceu com os animais. Além disso, o homem também foi criado à imagem e semelhança de Deus, com capacidade de pensar, sentir e querer.
O escárnio promovido contra o profeta parece ter tido um fundo espiritual blasfemo, a começar pela expressão “sobe”, que se referia ao altar mais alto de Betel, destinado aos sacrifícios idólatras.
Infere-se, a partir do contexto, que Moisés teria sido tomado por uma enfermidade (“e o quis matar”)...
Dã associou-se a um dos pecados mais abomináveis: a idolatria.