Na história da interpretação bíblica o caso de Israel sempre foi emblemático e desempenhou um papel-chave para entender o que a Bíblia diz e demonstra como lidar com outros textos proféticos. Vejamos...
É evidente que nem todo tipo de critica é boa e edificante. Existem pessoas que criticam com o único e exclusivo intuito de causar problemas. Porém, não podemos negar que a critica faz parte da defesa da fé e da exposição e defesa da verdade. Nem sempre ela é agradável, mas ela é necessária em muitos momentos – e é sim bíblica. Se você acha que a Bíblia aprova o cristão ser crítico ou se não aprova isso, não faça nada, apenas medite nesses textos...
Muitas pessoas sabem que a Bíblia é boa e importante, e até gostariam de entendê-la. Mas quando começam a ler, ficam confusas e, muitas vezes, desistem do estudo quase antes de iniciar. Por onde começar para entender a Bíblia? Quero oferecer algumas sugestões práticas.
Como Estudar a Bíblia. Através do estudo da Bíblia chegamos a conhecer a verdade que nos liberta (João 8:32). Você tem dificuldades em estudar a Bíblia? Não sabe exatamente como ter bons resultados em seus estudos? Veja essas super dicas. Primeiro Método. Apresentaremos Três Métodos Simples de como estudar. Cristãos comprometidos buscam a Palavra de Deus. Aprendem, entre outras coisas, que estudar teologia em casa, é uma faca de dois gumes
Depois da morte de Abel só ficou CAIM, com quem este teria se casado? Como a humanidade se multiplicou?
Deus disse Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso. Mas depois ele disse Farás dois querubins de ouro, de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Deus se contradisse? Embora estas instruções específicas façam parte da lei dada aos israelitas, Deus também condena a adoração de imagens por qualquer pessoa ou povo, judeu ou gentio. No Antigo Testamento, ele castigou várias nações por suas práticas de adorar imagens e criaturas, ao invés de servirem o único Criador. Jeremias comunicou a sentença de Deus contra a Babilônia
Quando descoberta a imundícia da lepra, não mediam esforço para se livrarem dela. Pessoas leprosas eram publicamente identificadas e afastadas da congregação para não contaminar outros. Quando as tentativas de purificar as casas não foram bem-sucedidas, foi necessário derrubar casas inteiras para não deixar a praga se espalhar. Devemos ser obedientes a todas as instruções que o Senhor nos deu. E quando a imundícia do pecado invade a nossa vida, devemos agir com urgência para eliminá-lo, mesmo que sejam necessárias medidas radicais.
O salmista confessa que enquanto ele se calou os seus ossos envelheceram. Mas como? Como os seus ossos naturais poderiam envelhecer se a Ciência diz que os ossos se renovam continuamente? Enquanto ele não tinha confessado o seu pecado os seus ossos estavam envelhecendo, ou seja, se ele não confessasse o seu pecado, a sua vida espiritual iria envelhecer, morrer, sucumbir
Nem o membro da igreja, no sentido individual, nem o Espírito Santo seriam destruídos, mas os que estavam instigando a inveja, as contendas e as dissensões na igreja de Corinto.
Uma corrente de cientistas aposta que o mundo vai acabar em água. De novo, como aconteceu na época de Noé.
As imagens que Deus mandou confeccionar não passavam de símbolos decorativos e representativos.
Ouve, filha; vê, dá atenção; esquece o teu povo e a casa de teu pai. Então, o Rei cobiçará a tua formosura; pois ele é o teu senhor; inclina-te perante ele. Salmo 45.10-11. Qual o significado destes versículos?
Não há nenhuma passagem na Bíblia dizendo que devamos praticar a lavagem de pés no culto público da igreja. Sim, devemos lavar os pés um ao outro como um ato de serviço, hospitalidade ou humildade se a circunstância exigir tal prática, mas não como ato de louvor público. Se você é orgulhoso demais para lavar os pés dos discípulos de Cristo, você é orgulhoso demais para ser um servo fiel de Jesus Cristo.
Eleazar bar Azaria (100 d.C.) explicou - 'um dia e uma noite fazem um ‘iona’ (24 horas), mas um ‘iona’ começado, vale um ‘iona’ inteiro'. Entendendo esta maneira de se expressar, compreendemos que um período que inclui parte da sexta-feira, o sábado inteiro e parte do domingo poderia ser descrito como 'três dias e três noites'. É certo então afirmar que Jesus ficou no túmulo durante três dias e três noites?
Para muitos leitores, esta pergunta vai soar estranho, porque a maioria respeita o ensinamento de Jesus como a expressão perfeita da vontade de Deus para todos os homens. Outros, porém, diminuem ou até negam o valor destes ensinamentos, dizendo que não são aplicáveis nos dias de hoje. Vamos considerar alguns fatos importantes
Lamentavelmente, os escândalos ocorridos nas igrejas vêm confirmar nosso entendimento de que em muitos ambientes evangélicos, a santidade de vida, a ética e a moralidade estão completamente desconectados da vida cristã, dos cultos, dos milagres, da prosperidade em geral. Uma análise do conceito bíblico de santidade destacaria uma série de princípios cruciais, dos quais destaco alguns neste estudo.
Orar a Deus deveria ser uma coisa simples. Todavia, poucos assuntos precisam de mais esclarecimentos do que a oração. Orar é basicamente apresentar a Deus, mediante Jesus Cristo e com a ajuda do Espírito Santo, nossos desejos, necessidades, confissão de pecados, intercessões, agradecimentos. Seguem alguns pontos sobre oração que penso que são fundamentais e também relevantes para nós hoje.
Durante todo o período antes da morte de Cristo, sacerdotes serviam como intermediários entre homens e Deus. Jesus se tornou sacerdote depois de terminar sua missão terrestre e agora serve nesse papel na presença do Pai. Pense no tamanho desse privilégio - qualquer um de nós que decide se entregar ao Senhor se torna sacerdote e ganha acesso ao Pai! Como seus sacerdotes, vamos oferecer sacrifícios espirituais que agradam a ele, ou seja, vamos nos sacrificar ao Senhor!
Antes de Jesus, houve sim pecado e condenação. Todos pecaram e mereceram a morte espiritual. Paulo diz que a lei do Antigo Testamento mostrou o problema, e que a fé em Jesus Cristo é a solução. Nesta última citação, ele comenta sobre a necessidade do sangue de Jesus para fazer propiciação pelos nossos pecados. Se já existiam meios para perdoar pecados, por que Jesus se sacrificou na cruz?
Sei que este assunto causa medo em quem não tem a certeza de sua salvação; mas o assunto é real e verídico. O inferno é um fato real e verídico. Decidimos-nos nesta vida, onde viveremos a nossa eternidade. O inferno existe! E não é simplesmente o Hades mitológico dos gregos, onde Zeus mandava aprisionar debaixo da terra pessoas para o seu castigo.
João afirma - 'Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou'. Algumas vezes nas Escrituras encontramos aparições do Pai, mas nunca incluem nenhuma descrição das feições do seu rosto. Deus disse de Moisés - 'Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do SENHOR' - 'Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o SENHOR houvesse tratado face a face'. A esperança dos fiéis é de contemplar a face de Deus. Os vencedores terão este privilégio diante do trono de Deus e do Cordeiro.