A revista Aventuras na História da Editora Abril publicou uma matéria onde requenta a velha teoria de que Jesus, dos 13 aos 30 anos, viveu em países estrangeiros aprendendo mágica, filosofia e alquimia, antes de se apresentar em Israel como o esperado Messias dos judeus. O que da vida de Jesus interessa aos Evangelhos é seu nascimento sobrenatural, para estabelecer de saída a sua divindade, seu ministério público a partir dos 30 anos, quando fez sinais e prodígios e ensinou às multidões, e sua morte e ressurreição que são a base da salvação que ele oferece.
Saul era benjamita, e os únicos sacerdotes autorizados a oferecer sacrifícios pela lei eram levitas. Samuel repreendeu o rei duramente por ter assumido uma função que não pertencia a ele. Mas quem autorizou Samuel a oferecer sacrifícios? Samuel fez sacrifícios porque Deus lhe deu esta responsabilidade. Saul não recebeu tal autorização divina e, por isso, foi condenado quando fez o mesmo.
Estudo sobre o tanque de betesda. A cura de um paralítico no tanque. O que significa Betesda? A verdade sobre o tanque de Betesda! O que era esse lugar que tinha um lago onde acontecia milagres todos os anos. Quantas vezes por ano o anjo descia para mexer as águas do lago? Realmente descia um anjo do céu para curar as pessoas?
É errado consultar os mortos? A necromancia, ou comunicação com os mortos, foi explicitamente proibida juntamente com várias outras falsas práticas religiosas, quando os israelitas foram resgatados da escravidão egípcia. Durante milhares de anos, e em várias partes do mundo, algumas pessoas têm buscado revelações especiais, tentando contatar os mortos. Há alguns que crêem firmemente que os mortos retornam para avisá-los de perigos, ou para guiá-los em suas vidas e decisões, ou para assombrá-los e ameaçá-los. Muitas pessoas procuram médiuns que alegam facilitar seu contato com os mortos
Se não houver atenção na interpretação do texto bíblico mencionado, pode haver confusão quanto ao momento em que se deu essa ressurreição. Se não houver atenção na interpretação do texto bíblico mencionado, pode haver confusão quanto ao momento em que se deu essa ressurreição, pois, aparentemente, os mortos citados ressuscitaram antes do próprio Jesus. Entretanto, em 1Coríntios 15.20 lemos que Cristo foi feito as primícias dos que dormem (os mortos salvos), o que está em acordo com a seqüência de ressurreições apontada por Paulo
Pentecostes é uma celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, cinquenta dias depois da Páscoa. Atualmente, o Pentecostes é comemorado principalmente pela igreja católica e ortodoxa, no entanto, ambas celebram em datas diferentes. Pentecoste, literalmente, significa "Quinquagésimo, que era aplicado ao Quinquagésimo dia após a festa da Páscoa. Originalmente, era a "Festa da Colheita"(Ex 23.16) ou "Festa da Semanas" (Êx 34.22). Após o Exílio, veio a ser a grande festa do judaísmo, quando todos os judeus eram obrigados a se reunir em Jerusalém, afim de Cultuar a Deus (At 20.16).
Há uma realidade espiritual, consciência que deve ser mantida no dia a dia. Por vezes, o homem ignora as reais causas dos males que lhe acontecem, e a resposta está nesse intercâmbio existente entre o mundo terreno e o espiritual.
No remorso ficamos tristes, abatidos, mas vamos repetir o mesmo erro. No arrependimento, mudamos de rumo, mudamos de atitude. No remorso vamos para a morte.
Pano de saco era um tecido rústico usado em várias aplicações, citado freqüentemente na Bíblia como um tipo de vestimenta. Roupas de pano de saco serviam para comunicar certas emoções ou atitudes às outras pessoas. Em termos gerais, a roupa de pano de saco mostrava a angústia da pessoa.
Judeus de todas as partes de Judá e Jerusalém (7.1-15) andavam cometendo toda a sorte de transgressão sem qualquer escrúpulo para com a lei de Deus.
Precisam tão-somente crer, para a salvação de seus pecados, que Cristo era o enviado de Deus!
Não há uma interpretação precisa a respeito do significado da expressão 'lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás'. Alguns estudiosos afirmam que esse texto possa se referir à caridade. Aparentemente – lançar o pão sobre as águas – nunca retornaria a nós como um lucro, pois perderíamos esse pão. Porém, ajudando os outros, a bênção voltaria às nossas vidas mais cedo ou mais tarde.
Antes de explicarmos o significado da expressão filha de Sião, precisamos também compreender o que significa Sião na Bíblia. A palavra Sião tem pelo menos quatro aplicações diferentes na Bíblia - A fortaleza, o monte, a cidade de Jerusalém ou a terra de Israel e o céu. O uso da expressão filha de Sião aponta em alguns textos para a cidade de Jerusalém especificamente e em outros textos aponta para toda a terra de Israel.
Existem duas polêmicas com relação a Israel. A primeira é se a promessa feita a Abraão era uma promessa de terra real ou do céu. A segunda é se a terra real prometida a Abraão e seus descendentes é uma promessa incondicional ou dependente da obediência de Israel a Deus.
A Igreja Católica descobriu quatro lugares no além: céu, inferno, purgatório e limbo. Restringiremos este comentário ao limbo, objeto do questionamento. A palavra é oriunda do latim, limbus, cujo significado é “fronteira”. Este lugar foi arquitetado por Roma, a fim de solucionar um problema teológico em que a Bíblia não se expressa abertamente: o destino eterno das crianças que morrem sem adquirir consciência
Haverá criança no inferno? A Bíblia ensina que sobre as crianças não é imputado pecado e que, para entrar no reino de Cristo, temos que nos tornar como uma criancinha. Os infantes estão em segurança na presença de Deus.
Uma das tendências do movimento de 'Batalha Espiritual' é adicionar à obra de Cristo uma complementação feita por peritos em maldições. É ensinada claramente a necessidade de se quebrar as maldições hereditárias e de se anular compromissos que ficaram pendentes com o diabo mesmo após a pessoa ter sido convertida a Cristo.
“E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com unguento.” (Lc 7.36-47)
“Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como não toques, não proves, não manuseies?” (Cl 2.20)
Trata-se do nosso popular crocodilo, um réptil de grande porte que vive quase que constantemente na água.
MMuitas igrejas continuam seguindo doutrinas do Velho Testamento. Algumas adotam sistemas de sacerdócio do padrão levítico. Outras justificam o batismo de recém-nascidos e muitas exigem o dízimo. Algumas ainda guardam o sábado. Todas essas práticas e doutrinas faziam parte da lei dada ao povo de Israel mas nenhuma delas faz parte da nova aliança dada por Jesus.