Os que fazem parte desse grupo de “exigentes” são ensinados a não dizer “se o Senhor quiser”. Não reconhecem que Deus, em razão de sua absoluta e inquestionável vontade, poderá NEGAR o seu pedido.
Para que serve a lei? Eis uma pergunta que preocupa muita gente. Após vários estudos a respeito da Lei (O Decálogo) somos levados a indagar: "por que observar mandamentos do antigo pacto"? Ou: "se vivemos no tempo da graça, por que observar as antigas leis"?
Quando Deus ordenou: "não cobiçarás" - não pretendia inibir os desejos do coração humano, mas, sim, orientar a nossa conduta para o bem. Aliás, os mandamentos não podem ser vistos como proibições, e sim, normas de vida que facilitam e aperfeiçoam a nossa caminhada.
"Jura dizer a verdade, somente a verdade e nada mais que a verdade". Esta frase ressalta a importância de se dizer a verdade e adverte o indivíduo sobre o perigo de um possível falso testemunho. É um juramento pela verdade.
A proposta divina para o homem é: "não furtarás", e quando Deus liberta o Seu povo, quer que o mesmo viva esta proposta, mostrando ao mundo um novo tipo de sociedade.
Este mandamento atinge a raiz da opressão, pois a liberdade e a igualdade precisam atingir a todos, até mesmo os membros da família. O amor e o compromisso são exigências dadas por Deus e precisam ser cumpridas por todos.
A lei que, há milênios Deus entregou por meio de Moisés, diferenciava-se de todas as outras leis dos povos vizinhos de Israel por defender a vida e frear a violência e a vingança.
A palavra sábado não significa, necessariamente, o último dia da semana. Sabe-se que o sétimo dia da semana recebeu este nome porque a palavra sábado, de acordo com o seu sentido original, significa descansar, folgar, respirar, tomar fôlego.
Usar o nome de Deus em vão, não se restringe, somente ao uso impensado e irreverente da palavra "Javé". Mas envolve, sobretudo, um comportamento e uma ética não condizentes com as qualidades de Deus, mas atribuídos a Ele ou supostamente respaldados por Ele.
O desafio deste texto inicial da Lei, era promover a libertação interior do povo da idolatria e de toda forma de culto que não poderia subsistir na vida daqueles que foram libertos e resgatados pelo Único Deus, Vivo e Verdadeiro.
Na língua hebraica (a língua em que o Antigo Testamento foi escrito) a palavra "lei" tem um sentido bastante abrangente. O biblista francês Pierre Grelot afirma que a lei "designa um 'ensinamento' dado por Deus aos homens para regular sua conduta".
As experiências da Igreja Primitiva nos inspiram na prática da fé cristã e, muitas vezes, até nos emocionam. Mas as experiências naqueles dias não são regra para os dias de hoje, mesmo estando elas registradas na Escritura.
Quando Deus criou o homem, fê-lo com um cuidado especial. Ao criar as demais coisas, simplesmente disse: "Faça-se." Quando, porém, criou o homem, com carinho preparou a habitação de sua alma, formando-a do pó da terra.
Zaqueu, em contato com Cristo, resolve duas coisas excelentes: fazer o bem, usando com sabedoria as riquezas adquiridas na sua carreira pública de funcionário trabalhador.
Jesus quis, com a transfiguração, cumprir a promessa de Marcos 9.1, ou seja, revelar a alguns a glória e o poder do seu Reino. A chave é a expressão: "foi transfigurado diante deles".
O batismo com o Espírito Santo é a primeira e a maior bênção experimentada pelo cristão, cujos efeitos são sentidos e manifestados no dia-a-dia.
Há muita confusão sobre o que é na verdade a blasfêmia contra o Espírito Santo. Isto se deve ao fato das diversas correntes de interpretação do assunto o fazerem segundo suas normas eclesiais e para satisfazer a curiosidade sem profundidade de muitas pessoas.
A advertência era para que os crentes de Éfeso não andassem como os gentios. Aqui a referência não é com relação à raça, e sim com relação à situação espiritual.
Andar com Jesus é muito bom, pois esse é o caminho da salvação e da vida eterna, mas no meio dessa estrada existe uma cruz. Os discípulos não esperavam por isso, não contavam com esse lado da vida cristã. Por isso, quando Jesus foi preso, todos os discípulos fugiram.
Se a presença de Deus não estiver conosco seremos presa fácil nas mãos do diabo, e dos nossos inimigos. Moisés entendeu isso muito bem quando disse: “Se a tua presença não for conosco, não nos faça subir daqui” (Ex 33:15).
Para recebermos cura, bênçãos, graça é necessário primeiramente crer. Mas não basta que qualquer outra pessoa, ou pessoas, orem por nós. É necessário que nós mesmos oremos e peçamos.