Toda igreja, ministros e aqueles que querem servir ao Senhor deveriam responder às seguintes perguntas: Qual é o verdadeiro significado do serviço cristão? Nós estamos realmente servindo a Cristo, ou praticando nossas conveniências ou visando lucros pessoais? Como o meu serviço cristão será julgado por Deus? O que dá sentido ao nosso serviço cristão é a oportunidade de levar a bondade e a graça de Cristo, àqueles que estão longe da graça Divina.
Uma das coisas mais interessantes sobre a vida de Ester é como a providência divina utiliza uma simples moça no livramento de todo seu povo. Nem ela, nem sua família nunca imaginaram que ela seria tão importante nos planos de redenção e preservação do povo de Deus; muitas vezes 'Deus escolhe as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são'.
A bacia de bronze com água não foi colocada no meio do pátio do tabernáculo para uma lavagem inicial, feita de uma vez por todas, que depois a tornou uma relíquia inútil. Ela deveria ser usada continuamente. Assim como os sacerdotes tinham de ser lavados novamente a cada dia, nós precisamos ser lavados continuamente pelas boas novas do evangelho que nos limparam e continuam a nos limpar de nossos pecados.
Mudar alguma coisa dentro de nós é sempre um grande desafio.O casamento em si já exige mudanças significativas porque não há como manter um relacionamento a dois de forma séria vivendo como se fosse uma pessoa solteira. Quando uma pessoa se casa, ela acaba levando consigo hábitos negativos, além de uma bagagem emocional e espiritual adquirida e desenvolvida na família de origem. O primeiro passo a ser dado para que haja mudanças necessárias é reconhecer onde precisamos mudar. O desejo de mudar é uma grande prova de amor!
O Salmo 106.4, fala da ansiedade de um homem que convidava o Senhor para ser seu visitante. Desejo falar nesta oportunidade que não existe uma visita mais ilustre para o ser humano do que a presença de nosso Deus. Por que, então, não abrir as portas do lar para que Ele venha fazer morada?
Assim como a igreja de Sardes tem muita igreja, em nossos dias, que vive apenas de fachada e de marketing e mídia. Pensando nisso, comecei a avaliar o que pode levar uma igreja a adoecer e morrer. Tentei reproduzir aqui o perfil de uma igreja moribunda ou morta e de uma liderança sem vida. Que carta o Senhor Jesus escreveria para nossas igrejas hoje ou para as lideranças que aí estão?
Todos conseguem ter uma visão realista da vida após reconhecer que possuem qualidades e defeitos. As vezes, as pessoas estão na igreja sem auto-estima precisando de uma restauração pessoal. Vivem problemas terríveis, passam por decepções e ainda não encontram apoio no Corpo de Cristo. Como podemos contribuir para que nossos irmãos vivam melhor e sejam mais felizes?
Tanto a morte de Cristo como a Ceia do Senhor tem um poder bastante forte para nos fazer superar as barreiras e divisões naturais de classe e raça. A Ceia nos lembra que a parede da inimizade tanto entre Deus e os homens, quanto entre os homens fora derrubada, surgindo em seu lugar uma comunidade criada por Jesus. Diante da Ceia do Senhor, tanto Escravos e Senhores, Judeus e Gentios, transformam-se em companheiros partilhando de uma salvação comum.
Semear com lágrimas é semear colocando no solo o grão que falta para a boca hoje. É passar fome hoje para ter amanhã. É acordar de madrugada, contra a vontade, para estudar, para trabalhar, para preparar a marmita que talvez esteja fria na hora do almoço. É saber que a vida é feita de esforço. Semear coisas boas não é nada fácil, mas o resultado na hora da colheita é gratificante.
Nas novelas e filmes, ninguém trabalha 8 horas por dia, pega metrô lotado, ninguém enfrenta fila de banco, mercado ou combustível. Os apartamentos estão prontos e incrivelmente decorados quando a esposa abandona o marido e o filho e se muda para viver sua paixão. As moças que engravidam dos namorados continuam estudando, pagam babás, têm o apoio irrestrito dos pais, e a vida segue normalmente. Este é um mundo imaginário, sem paralelo com o mundo real. O conhecimento de Deus e das verdades bíblicas devem permear nossa forma de pensar, agir e encarar o mundo.
A soberania e a misericórdia de Deus são os temas predominantes nesta belíssima narrativa bíblica, que é o livro de Jonas. Assim como o profeta Jonas, muitos precisam aprender com a 'Pedagogia da Aboboreira', indispensável para se manter a coerência entre o discurso e a prática da misericórdia, da bondade, da longanimidade, do perdão e do amor.
Uma das grandes questões que encara a igreja atualmente diz respeito à existência e natureza do inferno. O inferno está sob ataque, de fora da igreja e de dentro. A questão que cada um de nós deve responder é esta - O inferno existe? Ele é, como os cristãos têm declarado há tempos, um lugar de eterna e consciente punição, um lugar real para o qual pessoas reais irão por um tempo real e encararão a real ira de um real Deus?
Há alguns cristãos que acreditam que qualquer remédio psiquiátrico é uma rejeição espiritual da autoridade bíblica. Faz sentido pra mim que fatores biológicos e psicológicos muitas vezes façam com que as pessoas não vejam a realidade corretamente. Alguns medicamentos podem 'consertar' algo que está errado. Às vezes, quando a depressão ou a ansiedade é causada por razões não-psicológicas, a pessoa fica em uma situação tão prejudicial que a medicação com antidepressivos é necessária para começar a realizar um tratamento.
'Eu sinto que estou criando pequenos hipócritas.' Muitos pais temem que seus filhos, uma vez que lhes ensinaram formas adequadas de comportamento, crescerão como crianças bem comportadas, mas sem o senso da necessidade da graça. O problema da hipocrisia é maior em lares que enfatizam o comportamento ao invés do coração. Se o foco da disciplina e da correção é a mudança de comportamento, você perderá o coração.
Qual a origem dos nossos pensamentos e quais deles podem nos prejudicar? São os pensamentos ou as circunstâncias que modelam a nossa vida? Como pensar os pensamentos de Deus? Se quisermos ter os pensamentos de Deus, nós devemos pensar Nele o tempo todo e assim perceberemos como Ele nos ajudará a reagir às provocações mundanas.
Anjos criados por Deus, que se rebelaram contra Ele, contra o criador, seguindo a Lúcifer e se tornaram anjos decaídos. Dentro de vários objetivos, os demônios levam o homem ao engano, a amar o mundo e seus prazeres pecaminosos, a distorcerem o evangelho e a mensagem da cruz, e a oporem-se a Cristo e a sua doutrina.
Deus tem muitas promessas de bênçãos para nossos filhos, mas por outro lado o diabo está constantemente semeando o joio para destruir o cumprimento de cada uma delas. A mãe de Moisés foi criativa com o cesto, mas por que orava, ouviu a voz de Deus, por um pensamento que veio a sua mente, para não esquecer do betume. Quem se dedica na oração nunca é pego desprevenido. Você já examinou se os 'cestos' de seus filhos não estão afundando?
Não bastaria derrotar Golias! Davi tinha que pagar o dote. Mical não seria apenas um prêmio, mas uma conquista de amor. Igualmente, não bastaria o que Jesus fez durante Seu ministério, Seus ensinos, Seus milagres. Sem a Cruz, seríamos apenas um prêmio em reconhecimento por Seu desempenho aqui na terra. Cristo não pechinchou conosco! Não ofereceu contraproposta. Em vez disso, pagou o mais alto preço que alguém poderia pagar: Sua própria vida. Talvez por isso, Paulo se refira a isso como a 'loucura de Deus'. Seria isto uma loucura de amor?
Ética é a ciência que nos ensina sobre o que somos obrigados a fazer, o que somos permitidos fazer e o que somos proibidos de fazer. Em suma, é a ciência que trata dos nossos deveres para com Deus, para com o próximo e para conosco mesmos. Apliquemos esses princípios no campo espiritual relacionado com o culto divino realizado no templo, ou seja onde for, e teremos um culto cristão de qualidade.
Convenção também é igreja e pastor também é crente! Dias desses ouvi um pregador dizer que convenção de pastores não é igreja. Depois de uns volteios retóricos, esse tal pregoeiro fez uma pausa, e arrematou - 'Para mim, convenção não passa de uma mera entidade paraeclesiástica'. Confesso que essa declaração deixou-me bastante preocupado. Se convenção não é igreja, o que é então? Um sindicato? Um grêmio? Ou um clube?
Há momentos em nossas vidas que as adversidades e a tribulação são maiores que as nossas forças. A palavra de Deus nos revela Sete Prisões que o inimigo intentará para derrotar o crente. Em contrapartida, a Bíblia também diz que há Três Remédios de Deus para curar e nos libertar dessas prisões. Vamos avivar o nosso espírito de sabedoria, abrir nossos olhos espirituais, para que nosso coração seja iluminado e com isso, possamos sair fortalecidos, encorajados, animados e curados como verdadeiros vencedores de Cristo!.