O passado foi anulado. Cristo que é a Nossa Páscoa também é a nossa expiação. Isso tudo aconteceu sem qualquer merecimento de nossa parte. Comemorar a páscoa, celebrar a Santa Ceia do Senhor, é lembrar todo o ministério de Cristo e a posição que ocupamos no Reino daquele que nos resgatou das trevas para a sua maravilhosa luz.
A partir de Jesus Cristo, a celebração da Páscoa foi substituída pela Ceia do Senhor, com o pão e o vinho, em Sua memória. Não mais para relembrarmos a saída do Egito (estado), mas para sempre nos lembrarmos da saída do Egito do pecado, e da liberdade que há na sua morte e ressurreição. É necessário restaurarmos o verdadeiro significado da Páscoa
A celebração da páscoa para nós, povo de Deus, representa a maior festa cristã onde comemoramos a passagem da morte para a vida. A morte e ressurreição de Cristo que nos libertou do pecado e das maldiçoes... Esse é o verdadeiro significado da Páscoa.
A Primeira Páscoa foi comemorada pelos israelitas quando entraram na Terra Prometida, celebrando à passagem da escravidão para a liberdade. Hoje, nós comemoramos a Páscoa para lembrar que Jesus morreu e derramou Seu sangue para nos salvar do pecado, e depois de três dias Jesus ressuscitou, é a passagem da morte para a vida. Vida com Cristo.
A palavra Páscoa vem do hebraico pasaq e quer dizer 'passagem'. Para o cristão, a Páscoa é símbolo da passagem de uma vida de pecado, onde o homem está distante de Deus, para uma nova vida na presença de Cristo. 'Cristo, a nossa Páscoa, foi sacrificado por nós para sermos verdadeiramente livre.
Coelhos, ovos e outros apetrechos populares foram acrescentados ao evento da Páscoa pela crendice e superstição populares. Nada têm a ver com o significado da Páscoa judaica que comemora a libertação dos judeus da escravidão do Egito e nem da ceia do Senhor celebrada pelos cristãos em memória de Cristo.
Nós cristäos também comemoramos a páscoa, não a páscoa judaica nem a comercial onde o mais importante é a troca de ovos de chocolate deixados pelo Coelho de Páscoa, mas a páscoa bïblica neo testamentária. Jesus Cristo o fundador do cristianismo nosso Cordeiro Pascal, praticava a páscoa judaica e a transformou em Santa Ceia, portanto os cristãos de todo o mundo praticam a páscoa pelo menos uma vez por mês.
Para nós evangélicos a verdadeira páscoa foi consumada quando o nosso Mestre e Senhor foi crucificado na cruz. O nosso alvo é a importância da morte do Senhor Jesus, e devemos nos lembrar disso, até a volta d'Ele, para nos buscar; isto é, devemos lembrar da Sua morte na Ceia do Senhor.
Um destaque especial que se tem dado as últimas palavras de Cristo na cruz. Porém, há uma série de seis testemunhos relacionados com a Cruz. Tais testemunhos nos mostram a grandeza e a perfeição do nosso Cristo.
Jesus foi humilhado. Foi açoitado, coroado com uma coroa de espinhos, riram da sua dor. Foi crucificado, venceu a morte e ressussitou para nos dar a Vida Eterna. Até onde o sacrifício de Jesus na cruz valeu a pena por você?
O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto três dias depois, ressuscitará. Estás disposto a morrer com Cristo nesta manhã?
O que podemos ensinar sobre a páscoa na ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL? O Dia de páscoa deve ter uma aula toda especial na igreja? Como você começaria uma aula da EBD com o tema Páscoa?
Senhor! Sei que a Páscoa é tempo de renascimento e de celebrar a vida... Mas, Senhor, estou cansada e preciso que me envies a força da águia, daquela águia que tem mais garra do que doçura, que tem mais coragem do que suavidade, que luta até o final para se transformar...
Em minha cesta de Páscoa, você encontrará muitos desejos para o amor e a felicidade, para a saúde e a prosperidade, para a sabedoria e o conhecimento, e para o prazer e o relax
Como deve ser um poema sobre a páscoa? poema simples ou com muitas palavras? que fale de vida, de salvação, ou de ovos e coelhos de chocolate? um poema cristão sobre a páscoa...
A celebração da Páscoa ao longo dos séculos antes de Cristo sofreu algumas alterações de caráter secundário. Contudo a Páscoa nunca modificou o seu sentido de memória dos grandes atos de Deus em favor do Povo a fim de que esse gesto possa renovar a esperança daqueles (as) que estão oprimidos(as).
A celebração da Páscoa tem a sua origem na Palavra de Deus, e não tem nada a ver com ovos de chocolates ou coelhos. Jesus ressuscitou na Páscoa. Ele morreu para nos dar a vida eterna! A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, uma vida liberta da escravidão do pecado!
A Páscoa comemorada anualmente prova a escravidão de Israel no Egito e a sua libertação, como a Bíblia declara, e também que os judeus são os herdeiros de Abraão, com direito de posse sobre aquela terra, com uma escritura que Deus assinou há 4000 anos.
Por causa do comércio, o diabo tenta distorcer muitas verdades Bíblicas, como por exemplo, a Páscoa (Pessach), confundindo crianças, jovens e adultos até no meio evangélico, com a simbólica troca de ovos de Páscoa feitos de chocolate, botados por coelhos, e segundo nos consta o coelho não bota ovos, muito menos de chocolate!
Como o Senhor Jesus, o Rei dos reis e Senhor do senhores, estava vestido no dia de Sua morte (crucificação)? Ele usou seis vestimentas diferentes. Em minha opinião, Deus quer nos transmitir uma mensagem por meio delas. Vamos analisá-las uma a uma.
Como seguidores de Cristo, não somos deste mundo (Jo 17.16), mas vivemos nele. E, por isso, temos de conviver, a cada ano, com dois Natais: o verdadeiro, pelo qual celebramos o nascimento do Senhor Jesus Cristo (não apenas nessa época do ano, evidentemente); e o secular, capitalista, sincrético, comemorado em uma data pagã, no qual o Aniversariante torna-se um mero coadjuvante. Como devemos nos comportar diante da realidade desses dois Natais? Penso que devemos aproveitar esse período do ano para apresentar Jesus Cristo ao mundo. E podemos fazer isso por meio de cantatas ao ar livre e nos centros comerciais, cultos e mensagens especiais, evangelísticas, nos templos, publicação de textos alusivos ao nascimento de Cristo, etc. Além disso, devemos aproveitar o lado bom do Natal secular (cf. 1 Ts 5.21). Afinal, que mal existe em as famílias cristãs — que conhecem o verdadeiro sentido do Natal — aproveitarem as coisas boas da festa secular do Natal, como a confraternização, a troca de presentes e a beleza das cidades enfeitadas?