Respeito no casamento
Como todos os valores morais, o respeito é mais aprendido do que ensinado. Em vista disso, faça mais questão de ser exemplo de respeito do que ensina-lo. Você ganha respeito por si mesmo ao demonstrar respeito pelos demais.
O verdadeiro respeito gera espaço para que seu cônjuge desenvolva sua individualidade e potencial. Gera espaço ao invés de restringir a liberdade. Como será tratada a questão do respeito no casamento?
A falta de respeito, desvaloriza o ser humano na sua essência. Os complexos de inferioridade surgem, por causa da auto estima afetada pela falta de respeito. Quando falta respeito num relacionamento, faltou tudo. É maravilhoso saber a maneira como Deus nos vê. Com respeito e alta-consideração.
Cada ser humano é único no planeta. Não existe um “clone” teu. Deus te aceita como você é não como gostaria que você fosse. Quando Ele enviou o Seu filho Jesus Cristo para nos salvar, providenciou uma salvação completa. Essa salvação deu inicio em sua vida o dia em que você O aceitou como Senhor e Salvador.
Essa é uma obra contínua, e o que Ele começou certamente terminará. Apesar de Ele o aceitar como você é Ele se recusa que você permaneça assim. Ele quer que você fique parecido com Jesus. Essa obra não terminou, dia a dia, momento a momento de nossa vida, Ele está nos lapidando, ensinando princípios que nos levarão seguramente a perfeição de varão perfeito em Cristo Jesus (Versículos).
Você é apenas uma obra inacabada. Deus ainda não terminou a obra que ele começou, certamente concluirá. A conclusão que chega é óbvia. Se Deus aceita a outra pessoa com todos os seus defeitos, quem sou eu para não aceitar.
O respeito, na sua essência começa quando reconheço a personalidade de cada pessoa e observo mais as suas qualidades do que os seus defeitos. A ambiguidade está latente em cada ser humano. Temos que aprender a viver com a incoerência do outro. O respeito começa por ai. Quem sabe você reclama que te respeitem por causa da falta de respeito que você emite.