Cuidado - Perigos de Duas Direções
Nenhuma pregação na história humana apresenta desafios maiores ou ensinamentos mais ricos do que o Sermão do Monte. Esta mensagem revolucionária ocupa três capítulos do relato que Mateus escreveu sobre a vida de Jesus. Apenas duas vezes nestes três capítulos aparece a palavra que quero destacar neste artigo. No grego, o idioma do Novo Testamento, a palavra prosecho significa “literalmente, ‘manter-se, guardar-se’... , por conseguinte, ‘voltar a mente ou a atenção a uma coisa estando em guarda contra ela’” (Dicionário Vine, 367). Na versão ARA2 da Bíblia, a palavra é traduzida “guardai-vos” em Mateus 6:1 e “acautelai-vos” em Mateus 7:15.
“Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores” (Mateus 7:15). Com estas palavras, Jesus inicia um parágrafo no qual ele alerta sobre o perigo de falsos mestres e explica como discernir entre estes lobos vorazes e os bons mestres que ensinam somente a verdade revelada pelo Senhor. É uma distinção importantíssima para conseguirmos navegar o mar tempestuoso da confusão religiosa. Enquanto os incautos podem aceitar como igualmente bons e válidos os conflitantes ensinamentos do mundo atual, Jesus claramente avisa que muitos que parecem sinceros são lobos ferozes esperando a oportunidade para massacrar ovelhas indefesas. Para não sermos enganados, é necessária a vigilância constante. Temos de ser pessoas criteriosas que examinam qualquer ensinamento pelo único padrão confiável, como fizeram os residentes de Bereia quando o apostolo Paulo ensinou sobre Jesus: “... receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim” (Atos 17:11. Devemos estar atentos e nos guardar constantemente contra os perigos de enganadores que distorcem a palavra de Deus. Esta ameaça vem de fora e pode nos destruir.
No outro versículo neste sermão que contém a mesma palavra, Jesus disse: “Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste” (Mateus 6:1). Com a mesma intensidade que nos defendemos contra os ataques dos falsos mestres, precisamos nos proteger de nós mesmos! Neste trecho, Jesus dedica um capítulo inteiro aos perigos de atitudes e perspectivas erradas em nossas próprias vidas. Aqui, o perigo vem das nossas próprias tendências de buscar a aprovação dos outros, de sentir contentes com nossos próprios esforços e de satisfazer nossos desejos de adquirir coisas nesta vida. Para enxergar este inimigo, não precisamos de uma sentinela com binóculos olhando para longe, precisamos de um espelho para ver a fonte de uma outra ameaça.
O contraste entre estes dois versículos ajuda a ilustrar uma necessidade fundamental na vida cristã. É importantíssimo manter equilíbrio, até no nosso estudo das Escrituras. É natural e necessário perceber as distorções e abusos no meio religioso. É normal sentir frustrado e até revoltado com hipócritas e mentirosos em posições de influência espiritual. Devemos nos guardar contra estas influências destruidoras. Mas apontar os dedos para mostrar os erros dos outros, ou até lamentar as nossas próprias falhas do passado em seguir tais enganadores, não é o suficiente. É necessário travar uma outra batalha contra nossas próprias atitudes egocêntricas. O desejo de ser honrado, o desejo de ser rico e até o desejo de sentir independente (nem precisando de Deus) são ameaças sérias que precisam ser identificadas e vencidas.
Se seu estudo da Bíblia consiste principalmente em examinar e esclarecer assuntos polêmicos, precisa mudar a sua abordagem. Enquanto há lugar para estes estudos, há também necessidade de estudos que tratam do procedimento e caráter de um verdadeiro discípulo de Cristo. O Sermão do Monte é um bom começo, pois o mais que refletimos sobre estas orientações do Rei, o mais que teremos condições de sermos cidadãos do seu reino celestial e eterno.
Se seu estudo da Bíblia consiste principalmente em examinar e esclarecer assuntos polêmicos, precisa mudar a sua abordagem. Enquanto há lugar para estes estudos, há também necessidade de estudos que tratam do procedimento e caráter de um verdadeiro discípulo de Cristo. O Sermão do Monte é um bom começo, pois o mais que refletimos sobre estas orientações do Rei, o mais que teremos condições de sermos cidadãos do seu reino celestial e eterno.