Centralização da Salvação
2 Co 6.2
(porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação). Sobremodo: extraordinariamente, excessivamente; além da medida; muito e sobremaneira. Agora: (advérbio) neste momento, neste instante, nesta ocasião; atualmente, presentemente, há pouco tempo, há poucos instantes, na época em que estamos, atualmente, daí em diante. Agora está associada a “oportunidade”. Essa condição seguramente exige decisão.
Preâmbulo: O que esta de moda é a descentralização dos governos cívicos, deveria ser assim também com os governos eclesiásticos, para não concentrar em um só homem todo o poder. Já no tema da Salvação ele deve estar centralizado.
I - ELA É O CENTRO DA HISTORIA
1. Na pessoa de Jesus a historia se divide:
Em antes e depois de Cristo. Nenhum outro personagem foi tão influente como Jesus.
2. A historia da Teantropia:
Teantropia é a historia do Salvador, a historia de Deus feito homem. Foi fecundado por obra do Espírito Santo em Maria.
3. A historia de Buda:
Duda um personagem real, por nome de Sidartha Gautama, nasceu de 500 anos a.C. e morreu aos 80 anos de vida, mas não ressuscitou.
4. Jesus é o autor da Salvação:
Duda não teve a ideia de fundar a Igreja como fez Jesus a “Minha Igreja” até então não existia igreja. A definição de Ekklesia – Significa: A preposição ek, fora, e um verbo, kaleo, chamar. Significa chamar para fora.
5. As outras religiões:
São apenas sistemas de filosofia, meditação e sofrimentos penitentes
II - ELA É O CENTRO DAS DOUTRINAS
1. Todas as doutrinas periféricas:
Para conhecermos a Doutrina da Salvação, precisamos de doutrinas básicas que nos levam ate a Salvação. A Geografia nos leva a terra do Salvador, a Historia nos leva a historia de Jesus.
2. Soteriologia a doutrina da Salvação:
palavra soteriologia vem do vocábulo grego soteria e significa salvação, libertação de um perigo iminente, livramento do poder da maldição do pecado, restituição do homem à plena comunhão com Deus.
III - ELA É O CENTRO DAS PROFECIAS
1. Profetas sem colegiados:
Poucos foram os profetas que tiveram um companheiro contemporâneo. Nem mesmo Elias e Eliseu trabalharam juntos.
2. A linha editorial:
Em tempos tão remotos, e tão distantes no tempo um do outro, se pode perceber que seguiram uma linha profética idêntica, pois eram inspirados pelo mesmo Espírito.
3. A antecipação:
Deus começou falaram da Salvação tão logo que começou a falar com a humanidade, lá do Éden já se sabia que da semente da mulher nasceria um para esmagar a cabeça de Satanás.
4. As exatidões:
Os profetas acertaram com exatidão o lugar do nascimento do Salvar, sua origem simples, sua obra, seu sofrimento, suas funções.
5. O luxo dos detalhes:
Profetizaram o que comeria: ‘Mel e manteiga. O aspecto fisionômico: ‘sem parecer e formosura’
IV - ELA É O CENTRO DA MISSIOLOGIA
1. O labor primordial Missões:
É levar a Salvação a povo que ainda não conhece a Jesus. Não é levar pão ao faminto, nem medicina ao enfermo, nem educação primaria a os mais carentes, isso é apenas uma ponte para granjear a Salvação.
2. Por fingimento ou em verdade:
(Fp 1.12-18) (Parafraseando) Paulo disse aos filipenses: Quero que fiquem sabendo que a minha prisão, contribuíram para a propagação do evangelho. Minhas prisões serviram de testemunho em todos os lugares. Até serviu de animo para os pregadores falar a Palavra ousadamente, sem medo. Alguns pregavam o Cristo por inveja de Paulo (se ele prega, eu também prego) outro de boa vontade. Uns pregam por interesse pessoal, outros por amor. O importante é que de alguma maneira seja pregado ate por fingimento ou por verdade, por maus ou por bons motivos.
3. Mesmo que seja trilhando no lagar:
Gideão no dia que tratou de salvar um pouco de trigo dentro de um buraco escondido dos inimigos. Deus viu isso do céu e se moveu, mandou anjo, disse isso sim que é atitude de valor. Só esse tipo de atitude é vista e considerada pelo Senhor. (Jz 6.12) Então, o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valente.
V - ELA DEVE SER O CENTRO DA NOSSA CONFISSÃO
1. Pode até conquistar o mundo todo:
Mas não é o propósito de conquistar títulos acadêmicos e riquezas. O propósito é salvar a sua alma. (Mc 8.36) Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?
2. Tomarei o cálice da Salvação:
(Sl 116.13) Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor. Uma expressão bem moderna seria eu colocarei a camiseta de Jesus Cristo.
3. O amor de Cristo nos constrange:
(2 Co 5.14) Pois o amor de Cristo nos constrange. Ele nos amou tanto, nos perdoou tanto, que não podemos ficar calado diante de tanta bondade.
4. Manter firme nossa Confissão:
(Hb 4.14) Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão.
Autor: Pr. Teófilo Karkle