Quando o profeta Habacuque faz esse propósito de viver em alegria, estava a contemplar os campos sem frutos, os currais vazios, o chão árido e seus irmãos a gemer de fome.
Não podemos nos permitir, sermos apáticos (sem reação) diante de uma sociedade que se degrada e destrói, onde os valores morais e eternos do Reino de Deus são banalizados. Somos filhos de Deus nascidos de novo e recebemos a unção para transformação das nações!
O número sete na Bíblia traz o simbolismo de completo ou inteiro. Quando Eliseu mandou Naamã se banhar sete vezes certamente a mensagem seria que precisava de uma lavagem por inteiro. Ele desejava curar-se da lepra em seu corpo, mas Deus queria restaurar sua vida inteiramente. Vamos comparar os sete banhos que Naamã teve que passar com os momentos que passou, comparando com um processo de mudança em sua vida em sete etapas.
Deus em sua infinita bondade sempre se revelou à humanidade. Cremos em um Deus que fala conosco e com sua palavra criou todas as coisas. Contudo Deus em sua multiforme graça fala de muitas maneiras. Vamos refletir algumas circunstâncias ou formas de Deus falar conosco.
É interessante como a palavra de Deus, nos compara com uma árvore. Claro que podemos ser árvores boas ou ruins. O Salmo 1.1-3 fala do resultado de se tornar uma árvore frutífera! Todos querem se enquadrar nesta categoria de árvore.
Dai ao SENHOR a glória de seu nome; trazei presentes e vinde perante ele; adorai ao SENHOR na beleza da sua santidade. I Crônicas 16.29
Temos que examinar se o inimigo nos semeou algum joio – Mateus 13.30 Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro
A didática divina para aprovação exigirá fases de preparação - Atos 9.9 - E esteve três dias sem ver, e não comeu, nem bebeu.
Diferente do que possa opinar a maioria dos evangélicos, o ser humano não é essa criatura maravilhosa, cheia de valor intrínseco, um ser virtuoso de invejável caráter. Infelizmente, muitos dos nossos pastores estão dominados pela autolatria e apresentam o homem como uma criatura que, de tão maravilhosa, fez com que Deus se apaixonasse por ela, sendo ele mesmo (o homem) merecedor de toda honra e glória.
Considero impróprio o uso do termo itinerante para designar o ministério da pregação da Palavra de Deus. Mas muito pior do que um problema de ordem semântica são os procedimentos adotados pelos que se dizem itinerantes.
Existem profecias geográficas que estabelecem esse fato. Temos uma referência no Livro de Daniel que, quando o Anticristo retorna novamente para a Terra de Canaã e estabelece o seu palácio na montanha mais alta de Jerusalém (no Monte das Oliveiras), as pessoas que vivem na área de "Amom, de Moabe e Edom" não serão sujeitas às regra do Anticristo.
Quem anda com Deus não é livre para fazer qualquer coisa ou ir a qualquer lugar, mas é livre de muitas coisas más. O que pode parecer restrição da liberdade é, de fato, garantia da liberdade.
'Embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princiípios elemtares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido.' (Hebreus 5.12)
Os caminhos do homem são obscuros. Fazemos um plano para a vida, desenhamos um percurso, e quantas vezes saem do modo como planejamos? Podemos escolher a felicidade na primeira hipótese, mas na outra situação, a consciência da escolha é muito nebulosa, e nem sempre é feita. Podemos nos deixar levar pelas circunstancias da vida.
Um homem segundo o coração de Deus se embaraçou com o pecado, o que lhe custou traumas pessoais, depressão e desespero. Contudo, sua experiência de humildade e arrependimento nos ensina o caminho dos que querem ter comunhão íntima com Deus. Davi foi restaurado!
Os servos do Senhor, homens chamados pelo Espírito Santo e lavados no Sangue do Senhor Jesus, necessitam dar uma atenção muito especial às palavras que proferem, pois, estão cheios da autoridade de Deus; e o mau uso da língua pode trazer sérios danos sobre sua própria vida ou de outrem.
'Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo'. (II Corintios 5:17)
De repente, você tem mil sonhos, mas precisa escolher entre eles qual é o mais importante. Tem que analisar a situação e tomar uma decisão com os pés no chão e, a partir daí, perseguir seu objetivo até alcançá-lo.
Muitas vidas estão como a terra do segundo versículo, sem forma e vazia, verdadeiro caos. Foram criados por Deus mas não têm nenhum compromisso com ele.
A palavra 'filho' nos faz pensar naquilo que Deus faz por nós: proteção, sustento e benefícios diversos. A palavra 'soldado' nos lembra das dificuldades, problemas, exercícios, abstinências, lutas, confrontos com o adversário.
Os sentidos físicos são fundamentais para a comunicação do homem com o mundo material. Por meio deles, o corpo transmite impressões à alma, produzindo emoções e sentimentos. Entretanto, tais faculdades físicas e psicológicas não são eficazes em relação ao mundo espiritual, tendo apenas uma participação secundária e eventual.