Se dermos prioridade as coisas que nos interessam e relegarmos ao secundário os momentos que precisamos passar a sós com Deus, necessários para ouvir a Sua voz e fazer a sua vontade, ficaremos irremediavelmente secos de compaixão. Por isso, vamos colocar o título da mensagem na ordem correta - 'Coração de Maria e mãos de Marta'. Primeiro a comunhão e depois o serviço.
A fonte em que Gideão teria levado seus homens para beberem água que antes se chamava a fonte do terror e do medo, passou a se chamar A FONTE DE GIDEÃO, pois ali se iniciou a vitória de 300 homens contra 135.000 inimigos. A Fonte de Gideão ainda hoje está a jorrar a água. Mas, Quem beberá da fonte e continuará na peleja? Quem contará a história verdadeira sobre a derrota do inimigo? Este era o homem que Deus escolheu para livrar Israel das mãos dos inimigos. Agora analise comigo a atitude de Gideão. Segundo suas próprias palavras, ele era pobre, alguém que aos olhos da sociedade não merecia créditos ou confiança, mas se analisarmos bem veremos que provavelmente durante a noite Gideão colhia o trigo e durante o dia ele malhava o alimento no lagar, que era o lugar de se pisar a uva, pois o trigo era batido na eira e não no lagar. Isso nos mostra a vontade de Gideão em ter suprimentos para sua família, pois se não fizesse assim os inimigos levariam seu alimento e os deixaria passando fome
O lagar era a Nação, triste, vazia, abatida, pobre. O trigo derramado ali era a Palavra de Deus. Gideão não a esqueceu, era Sua força, sua motivação. Mas outros lagares estavam abandonados e nem mesmo havia trigo em seus campos. No mundo antigo, o lagar era uma grande bacia, onde os homens pisavam uvas. Eles seguravam-se em cordas acima deles e esmagavam as uvas com os pés. O suco era retirado em recipientes que ficavam nas laterais da grande bacia. Na ilustração do artigo, uma mulher é vista trazendo mais uvas em uma cesta. Lagares ficavam em locais escondidos, escuros e de acesso restrito
A escola dos profetas, ao que tudo indica, teria sido o primeiro seminário teológico dos tempos bíblicos. Essa escola teria sido organizada por Samuel, que acumulou o ministério de profeta, sacerdote e Juiz. Elias e Eliseu foram os responsáveis pela consolidação da escola dos profetas, a contribuição deles fez com que essa escola funcionasse como resistência à apostasia que havia se estabelecido no reino do norte. A escola dos profetas estava fundamentada no ensinamento bíblico, por isso, as instruções eram tanto morais quanto espirituais.
Mas o que um homem da cidade de Cirene estaria fazendo em Jerusalém? O que teria levado este homem a fazer uma viagem de 1.600 Km? Qual seria o objetivo de Simão ao chegar a Jerusalém no dia 14 de Abibe? Quem era realmente este Simão Cirineu? Cirineu é a indicação de onde ele viria, e Cirene ficava na costa da África do Norte e tinha sido fundada por uma colônia grega. Essa comunidade Grega, mais tarde foi entregue à posse dos Romanos.
Prepara-se. O que você vai ler nesse estudo irá lhe surpreender. Vamos a narrativa descrita pelos evangelistas Mateus e Marcos. Ambos descrevem de modo idêntico o encontro de Jesus com a mulher cananéia. É certo que ela precisou se humilhar para ser exaltada . Precisou reconhecer suas falhas, experimentar o silêncio de Deus para perceber que o encontro com Jesus tinha o objetivo de transformar não apenas a vida de sua filha, mas dela própria e de seu lar.
Neste mesmo Jordão que Naamã se recusou a mergulhar, o Senhor Jesus entrou. Nestas mesmas águas sujas, lamacentas e barrentas da humilhação que Naamã se recusou a entrar, o Senhor Jesus entrou e humilhou-se para nos dar o exemplo.
E era trazido um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham á porta do templo chamada Formosa. O Coxo da Porta Formosa Quem era esse coxo e o que significava a tal porta Formosa? Como disse anteriormente, o desconhecimento dessas informações. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus; e conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à porta formosa do templo. A Porta Formosa era uma das portas do Templo de Jerusalém mencionada no capítulo 3 do livro de Atos dos Apóstolos, onde um homem coxo foi curado. Homem coxo que pede esmola na porta do templo de Jerusalém. Junto à Porta Formosa do Templo ficava um homem todos os dias para pedir esmola. A Porta Formosa era assim chamada pelos seus ricos adornos
QUANDO DEUS DIZ A BATALHA NÃO É SUA É DO SENHOR. O que Deus espera de nós quando enfrentamos lutas confrontos e situações hostis? Josafá era um homem que amava a Deus mas estava enfrentando uma das maiores batalhas da sua vida. Em II Crônicas 20:15 a 17 veja o que Deus fala para ele: Ele disse: Escutem todos os que vivem em Judá e em Jerusalém e o rei Josafá! Assim lhes diz o Senhor: Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês mas de Deus. Amanhã desçam contra eles. Eles virão pela subida de Ziz e vocês os encontrarão no fim do vale em frente ao deserto de Jeruel. Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições; permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará ó Judá ó Jerusalém. Não tenham medo nem se desanimem. Saiam para enfrenta-los amanhã e o Senhor estará com vocês
Quando Deus deu a Jeremias a visão da vara de amendoeira, ele alertava para a vigilância, pois a Palavra de Deus iria se cumprir, quer Jeremias quisesse ou não. Não que Deus fosse ruim, mal, mas porque Ele já sabia do pecado de Judá. Jeremias e a Vara de Amendoeira Quando Deus deu a Jeremias a visão da vara de amendoeira ele alertava para a vigilância pois a Palavra de Deus. E veio a mim a palavra do Senhor dizendo: Que é que vês Jeremias? Eu respondi: Vejo uma Vara de Amendoeira.
Davi colocou os nomes em seus filhos, homenageando a Deus, e dizendo através destes três nomes, Elisama, e Eliadá e Elifelete, exatamente como Deus age progressivamente na vida de um crente que confia n`Ele.
Era essa capa que viram em Bartimeu, suja, mal cheirosa, podre, encardida. O interessante que as coisas que chamam atenção, só as chamam por dois motivos, primeiro por serem coisas belas aos olhos, ou segundo por serem terríveis aos olhos, e a capa de Bartimeu se enquadra na segunda opção...
Qualquer semelhança entre Jeroboão e muitos de nós hoje não será mera coincidência. Há aqueles que, por motivos egoístas, materialistas e políticos, acabam se desviando do caminho inicial e experimentam a corrupção e a dureza de coração. São pessoas que não têm uma história com final feliz. Até mesmo na vida espiritual esse cruel quadro pode ser observado. Jeroboão foi colocado pelo próprio Deus como rei de Israel. O Senhor prometeu abençoar-lhe, mas ele tornou-se um mau exemplo para todo o reino e pagou um preço muito alto por ter se afastado de Deus.
Daniel foi um dos homens mais usados por Deus, um homem de oração, fiel, bem visto pelas autoridades, mas alvo de muita inveja. Mostrou o poder de Deus através da sua pessoa, revelando visões das coisas ocultas.
A escada de Jacob (em hebraico: Sulam Yaakov סולם יעקב) refere-se à escada mencionada na Bíblia (Gênesis 28,11-19) que se caracteriza o meio empregue pelos anjos para subir e descer do céu. Foi imaginada pelo patriarca Jacó num dos seus sonhos. Jacó partiu de Berseba e foi para Harã. A visão de Jacó foi uma escada com 4 degraus visíveis aos olhos do homem
Na aula de hoje estudaremos a respeito do preparo, chamado e envio de Moisés, o libertador escolhido por Deus para retirar os israelitas do Egito. Inicialmente mostraremos como Moisés foi preparado para exercer suas funções diante do Faraó. Em seguida, refletiremos a respeito do seu chamado, quando viu a sarça ardente e ouviu a voz de Deus. Ao final, aprenderemos sobre seu envio para libertar o povo de Israel do cativeiro.
Eu aprendi com o jovem Davi pelos menos sete motivos que podem nos encorajar a enfrentar os gigantes que se levantam contra nós, e contra a igreja do Senhor Jesus na terra, pois somos mais que vitoriosos. Assim vamos analisar a boa e agradável palavra de Deus e os motivos que motivaram Davi a vencer seu inimigo. Venha siga e tome posse dessas motivações para sua vida e não tenha medo de nenhum gigante.
Ester chegou à conclusão de que a vida do seu povo era mais importante que a dela. Ela infringiu a lei, aproximando-se do rei sem um convite formal, e encontrou graça perante o rei Assuero: 'Quando o rei viu a rainha Ester parada no pátio, alcançou ela favor perante ele; estendeu o rei para Ester o cetro de ouro que tinha na mão; Ester se chegou e tocou a ponta do cetro' (Ester 5.2).
Paulo, juntamente com Timóteo, servos de Jesus Cristo, dirigem essa Epístola aos 'santos em Cristo que estão em Filipos', esse adjetivo 'santo' diz respeito àqueles que creem em Cristo. Isso porque esses filipenses, tal como os coríntios, foram santificados em Cristo Jesus, que também os chamou para a santificação. A expressão 'em Cristo' é relevante nas epístolas paulinas, pois revela que a salvação vem dessa condição. Por causa dela, podemos desfrutas da 'graça e paz', do favor imerecido de Deus, e da paz com Deus, podendo, agora, nos aproximar dEle.
Um jovem e sábio líder terá ao seu lado idosos experientes, que poderão lhe auxiliar das mais diversas formas e maneiras, principalmente na condição de conselheiros.
Homens que fizeram a diferença na sociedade fazendo a vontade de Deus e impactando o mundo. Muitos deles eram militares e políticos; e como há muito preconceito entre os cristãos sobre essas profissões resolvi mostrar o que a Palavra de Deus fala a respeito do militarismo e da política.