Onde Está o Teu Irmão? - Artigo Gospel
Então o Senhor disse a Caim: "Onde está seu irmão Abel?" "Não sei", ele respondeu. "Sou eu o guarda do meu irmão? " O Senhor disse: "O que você fez? Ouça! O sangue de teu irmão clama a mim desde a terra." (Gênesis 4:9-10)
Deus perguntou a Caim: "Onde está teu irmão?" A passagem deixa claro que Deus fez a pergunta não por desconhecer a resposta e precisar de um homem para lhe dizer. Isto porque, quando Caim negou que sabia, Deus revelou que ele já sabia o que aconteceu: Caim matou Abel. Ele disse: "O que você fez?" Mas, novamente, ele não estava pedindo informações. Era uma pergunta retórica, pois ele imediatamente acrescentou: "O sangue de teu irmão clama a mim".
A partir disso, depreendem-se dois princípios que devem controlar o nosso pensamento na teologia e na interpretação bíblica:
Primeiro, é um dogma cristão inegociável que Deus saiba de todas as coisas. Poderíamos acrescentar que Deus sabe todas as coisas uma vez que causa todas as coisas, incluindo os pensamentos e atos humanos, mas é possível colocar isso de lado por enquanto e se concentrar em seu conhecimento. Deus sabe a verdade sobre todas as coisas, e ele não pode ser enganado. A resposta de Caim era contrária à verdade, mas isso não afetou o conhecimento de Deus. Ele sabia a verdade e perscrutou, através do engano de Caim.
Em segundo lugar, estabelece-se que, quando Deus faz uma pergunta, isso nunca significa que ele não sabe a resposta; portanto, quando ele faz uma pergunta, essa deve acontecer para outros fins que não o de obter informações. Na verdade, a nossa passagem enfatiza o conhecimento de Deus, uma vez que ele sabia claramente a verdade, mesmo em face do engano de Caim. Embora Deus já sabia o que aconteceu, em vez de imediatamente confrontar Caim, ele produziu uma ocasião ou um contexto no qual ele poderia discutir com o homem.
Assim, quando Deus faz uma pergunta, ou quando ele fala de uma forma como se fosse menos do que onipotente e onisciente, não é devido a qualquer deficiência em si mesmo, mas é com o propósito de interações que efetuam com suas criaturas de uma forma que é inteligível e significativo para eles.
Há aqueles que pensam que tais interações são possíveis apenas se Deus estivesse limitado em poder e conhecimento, e apoderam-se de passagens segundo as quais Deus age e fala de uma forma que permite que suas criaturas respondam. No entanto, dadas as considerações anteriores, esta doutrina é impossível: isso deve ser condenado como heresia e blasfêmia.
As interações que são inteligíveis e significativas para as criaturas não dependem de qualquer impotência ou ignorância em Deus, senão que isso depende do que alguns chamariam de sua condescendência. Um homem não pode funcionar como se fosse divindade, sua mente não pode adotar ou transmitir todo o conhecimento em um instante. Se Deus e o homem estão a interagir uns com os outros, Deus teria de comunicar de uma forma que o homem pudesse acompanhar, entender e responder, e isso é o que Deus tem feito ao longo da história, e de uma forma pública e permanente, por meio da Bíblia.
Ao contrário do que alguns hereges têm ensinado, isso não significa que Deus se comunica com o homem apenas em termos de analogias, ou que o homem tem apenas uma analogia de informações sobre o ser de Deus e da mente de Deus. Não há base bíblica para tal doutrina estranha. A condescendência de Deus não altera a natureza ou o estado das comunicações: é apenas uma maneira diferente de se comunicar.
João escreveu que conheceremos como somos conhecidos, mas a menos que nos tornemos endeusados no céu, e não o seremos, Deus ainda tem que condescender quando ele se comunica conosco, de modo que se nós só temos uma analogia da verdade, por ora, teremos apenas uma permanente analogia da verdade. Isto contradiz João, bem como todo o testemunho da Escritura. Em vez disso, se tivéssemos de permanecer humanos, e se formos conhecidos tal como somos, isso significa que podemos possuir conhecimentos unívocos sobre Deus, mesmo agora. A diferença está apenas no grau ou quantidade de conhecimento. Paulo afirma isso quando ele escreveu: "Agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido." Nós temos uma grande quantidade de conhecimento sobre Deus agora, e teremos ainda mais conhecimento no futuro, tanto assim que pode-se dizer que saberemos depois como somos conhecidos agora.
Tudo isto equivale a uma refutação da doutrina tradicional da incompreensibilidade de Deus, que representa a Deus como um mistério, apesar do fato de sermos feitos à sua imagem, e apesar de ele ter se revelado e explicado. Ironicamente, essa doutrina tem sido usada como um teste de ortodoxia quando a formulação tradicional é em si uma rejeição de Deus e das Escrituras, e como um exemplo de heresia e blasfêmia. Os cristãos não devem ter vergonha de se opor a ela e de derrubar aqueles que a afirmam. Não tenha medo dos poderes eclesiásticos. Nenhum teólogo, seminário, ou denominação, e nenhum conselho ou confissão ou tribunal eclesiástico, ou qualquer outra autoridade humana, tem o direito de usurpar o poder de Cristo e forçá-lo a acreditar numa falsa doutrina. Liberte-se do jugo e antagonize!
Quando Deus ordenou que Abraão sacrificasse Isaque, mesmo que ele tenha dito: "agora eu sei" sobre a obediência do patriarca, era para manter a interação em benefício do homem, e não porque o Deus onisciente descobriu algo novo. Quando o Senhor parou o sacrifício, um carneiro já estava preparado, preso pelos chifres entre os arbustos. Ele sabia que o coração do homem o tempo todo, mas o comando produzido a ocasião para Abraão demonstrar sua obediência a Deus, para renovar e acrescentar às suas promessas, e para a revelação ser registrada e interpretada, já que a fé de Abraão foi uma metáfora sobre a crença na ressurreição.
Quando Deus mostrou a Ezequiel um vale de ossos secos e perguntou: "Podem viver estes ossos?" ele não estava pedindo entrada que ele precisava. O profeta sabiamente respondeu: "Senhor, tu sabes." E é claro que o Senhor sabia, pois ele mesmo faria com que os ossos se levantar e carne para vir sobre eles. Da mesma forma, quando Jesus disse a Filipe: "Onde vamos comprar pão para esta gente comer? " a Bíblia explica: " Ele pediu isso só para testá-los, pois ele já tinha em mente o que ia fazer".
Ora, o Senhor Jesus testa todos os homens pela mensagem cristã, pois ele nos envia a perguntar em seu nome: "Quem dizeis que eu sou? " Ele pede isso não por não saber o que as pessoas pensam - ele é o bom Pastor, e chama as suas ovelhas pelo nome. Pelo contrário, o pastor divino condescende e interage com os homens. Por sua reação ao evangelho, eles são revelados a ser tanto os filhos do céu ou os filhos do inferno. Aqueles que acreditam que com o coração e confessam com a sua boca que Jesus Cristo é Senhor serão salvos; quem não crer será condenado.
Há aqueles que, como Caim, tentam enganá-lo, chamando-o de "Senhor, Senhor", embora o seu coração esteja longe dele. Mas mesmo que ele pedisse aos homens para que se arrependessem e cressem no evangelho, ele já conheceria o seu coração e diria aos impostores: "Por que vocês me chamam Senhor, mas se recusam a fazer o que eu digo? Certamente eu nunca os conheci!" E ele vai lançá-los para as trevas, onde haverá choro e ranger de dentes.
Deus perguntou a Caim: "Onde está teu irmão?" A passagem deixa claro que Deus fez a pergunta não por desconhecer a resposta e precisar de um homem para lhe dizer. Isto porque, quando Caim negou que sabia, Deus revelou que ele já sabia o que aconteceu: Caim matou Abel. Ele disse: "O que você fez?" Mas, novamente, ele não estava pedindo informações. Era uma pergunta retórica, pois ele imediatamente acrescentou: "O sangue de teu irmão clama a mim".
A partir disso, depreendem-se dois princípios que devem controlar o nosso pensamento na teologia e na interpretação bíblica:
Primeiro, é um dogma cristão inegociável que Deus saiba de todas as coisas. Poderíamos acrescentar que Deus sabe todas as coisas uma vez que causa todas as coisas, incluindo os pensamentos e atos humanos, mas é possível colocar isso de lado por enquanto e se concentrar em seu conhecimento. Deus sabe a verdade sobre todas as coisas, e ele não pode ser enganado. A resposta de Caim era contrária à verdade, mas isso não afetou o conhecimento de Deus. Ele sabia a verdade e perscrutou, através do engano de Caim.
Em segundo lugar, estabelece-se que, quando Deus faz uma pergunta, isso nunca significa que ele não sabe a resposta; portanto, quando ele faz uma pergunta, essa deve acontecer para outros fins que não o de obter informações. Na verdade, a nossa passagem enfatiza o conhecimento de Deus, uma vez que ele sabia claramente a verdade, mesmo em face do engano de Caim. Embora Deus já sabia o que aconteceu, em vez de imediatamente confrontar Caim, ele produziu uma ocasião ou um contexto no qual ele poderia discutir com o homem.
Assim, quando Deus faz uma pergunta, ou quando ele fala de uma forma como se fosse menos do que onipotente e onisciente, não é devido a qualquer deficiência em si mesmo, mas é com o propósito de interações que efetuam com suas criaturas de uma forma que é inteligível e significativo para eles.
Há aqueles que pensam que tais interações são possíveis apenas se Deus estivesse limitado em poder e conhecimento, e apoderam-se de passagens segundo as quais Deus age e fala de uma forma que permite que suas criaturas respondam. No entanto, dadas as considerações anteriores, esta doutrina é impossível: isso deve ser condenado como heresia e blasfêmia.
As interações que são inteligíveis e significativas para as criaturas não dependem de qualquer impotência ou ignorância em Deus, senão que isso depende do que alguns chamariam de sua condescendência. Um homem não pode funcionar como se fosse divindade, sua mente não pode adotar ou transmitir todo o conhecimento em um instante. Se Deus e o homem estão a interagir uns com os outros, Deus teria de comunicar de uma forma que o homem pudesse acompanhar, entender e responder, e isso é o que Deus tem feito ao longo da história, e de uma forma pública e permanente, por meio da Bíblia.
Ao contrário do que alguns hereges têm ensinado, isso não significa que Deus se comunica com o homem apenas em termos de analogias, ou que o homem tem apenas uma analogia de informações sobre o ser de Deus e da mente de Deus. Não há base bíblica para tal doutrina estranha. A condescendência de Deus não altera a natureza ou o estado das comunicações: é apenas uma maneira diferente de se comunicar.
João escreveu que conheceremos como somos conhecidos, mas a menos que nos tornemos endeusados no céu, e não o seremos, Deus ainda tem que condescender quando ele se comunica conosco, de modo que se nós só temos uma analogia da verdade, por ora, teremos apenas uma permanente analogia da verdade. Isto contradiz João, bem como todo o testemunho da Escritura. Em vez disso, se tivéssemos de permanecer humanos, e se formos conhecidos tal como somos, isso significa que podemos possuir conhecimentos unívocos sobre Deus, mesmo agora. A diferença está apenas no grau ou quantidade de conhecimento. Paulo afirma isso quando ele escreveu: "Agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido." Nós temos uma grande quantidade de conhecimento sobre Deus agora, e teremos ainda mais conhecimento no futuro, tanto assim que pode-se dizer que saberemos depois como somos conhecidos agora.
Tudo isto equivale a uma refutação da doutrina tradicional da incompreensibilidade de Deus, que representa a Deus como um mistério, apesar do fato de sermos feitos à sua imagem, e apesar de ele ter se revelado e explicado. Ironicamente, essa doutrina tem sido usada como um teste de ortodoxia quando a formulação tradicional é em si uma rejeição de Deus e das Escrituras, e como um exemplo de heresia e blasfêmia. Os cristãos não devem ter vergonha de se opor a ela e de derrubar aqueles que a afirmam. Não tenha medo dos poderes eclesiásticos. Nenhum teólogo, seminário, ou denominação, e nenhum conselho ou confissão ou tribunal eclesiástico, ou qualquer outra autoridade humana, tem o direito de usurpar o poder de Cristo e forçá-lo a acreditar numa falsa doutrina. Liberte-se do jugo e antagonize!
Quando Deus ordenou que Abraão sacrificasse Isaque, mesmo que ele tenha dito: "agora eu sei" sobre a obediência do patriarca, era para manter a interação em benefício do homem, e não porque o Deus onisciente descobriu algo novo. Quando o Senhor parou o sacrifício, um carneiro já estava preparado, preso pelos chifres entre os arbustos. Ele sabia que o coração do homem o tempo todo, mas o comando produzido a ocasião para Abraão demonstrar sua obediência a Deus, para renovar e acrescentar às suas promessas, e para a revelação ser registrada e interpretada, já que a fé de Abraão foi uma metáfora sobre a crença na ressurreição.
Quando Deus mostrou a Ezequiel um vale de ossos secos e perguntou: "Podem viver estes ossos?" ele não estava pedindo entrada que ele precisava. O profeta sabiamente respondeu: "Senhor, tu sabes." E é claro que o Senhor sabia, pois ele mesmo faria com que os ossos se levantar e carne para vir sobre eles. Da mesma forma, quando Jesus disse a Filipe: "Onde vamos comprar pão para esta gente comer? " a Bíblia explica: " Ele pediu isso só para testá-los, pois ele já tinha em mente o que ia fazer".
Ora, o Senhor Jesus testa todos os homens pela mensagem cristã, pois ele nos envia a perguntar em seu nome: "Quem dizeis que eu sou? " Ele pede isso não por não saber o que as pessoas pensam - ele é o bom Pastor, e chama as suas ovelhas pelo nome. Pelo contrário, o pastor divino condescende e interage com os homens. Por sua reação ao evangelho, eles são revelados a ser tanto os filhos do céu ou os filhos do inferno. Aqueles que acreditam que com o coração e confessam com a sua boca que Jesus Cristo é Senhor serão salvos; quem não crer será condenado.
Há aqueles que, como Caim, tentam enganá-lo, chamando-o de "Senhor, Senhor", embora o seu coração esteja longe dele. Mas mesmo que ele pedisse aos homens para que se arrependessem e cressem no evangelho, ele já conheceria o seu coração e diria aos impostores: "Por que vocês me chamam Senhor, mas se recusam a fazer o que eu digo? Certamente eu nunca os conheci!" E ele vai lançá-los para as trevas, onde haverá choro e ranger de dentes.
| Autor: Vincent Cheung | | Tradutor: Cleber Olympio |
| Divulgação: EstudosGospel.Com.BR |
| Divulgação: EstudosGospel.Com.BR |