Procure

Estudo Entretenimento Infantil com Segundas Intenções


Já se foi o tempo dos desenhos animados serem apenas um entretenimento infantil sem segundas intenções.

Infelizmente, existem muitas supostas fantasias no ar em livros, desenhos, na tv aberta ou paga, com o interesse de introduzir conceitos religiosos nos seus assíduos telespectadores.

Mas será que estas intervenções religiosas podem levar as crianças a buscar um novo caminho religioso? O que os desenhos de hoje estão oferecendo? Quais são as religiões que estão ligadas indiretamente ao entretenimento infantil?

Será que existe uma verdadeira fantasia ou todos os desenhos são obras do diabo?

A CRIANÇA TEM DIREITO A VERDADEIRA FANTASIA

Primeiramente devemos definir a palavra fantasia, o nosso amigo de palavras difíceis, o dicionário Aurélio, defini a palavra como Imaginação, Obra da criação da imaginação.

Pois bem, dentro desta definição, o que chamamos de fantasia é o trabalhar da mente ou do consciente da criança para que ela possa ter um contato com um mundo imaginário. Mas o que encontramos principalmente nos desenhos são doutrinas de religiões orientais e espíritas que estão se proliferando em nossos dias.

Um sincretismo de rituais e oferendas, contatos com espíritos dos mortos, doutrinas da reencarnação e até mesmo rituais a deuses pagãos.

Parece que o nosso inimigo lembrou de Pv.22v.6 " Ensina a criança no caminho em que deve andar, e , ainda quando for velho, não se desviará dele." . Por outro lado, crianças estão sendo levadas a terem o seu primeiro contato com as religiões.

Uma revista chamada Bons Fluidos, editora Abril, trouxe uma matéria aonde crianças de 6 e 9 anos foram levadas a caminhos religiosos devido a histórias e fantasias .

Uma destas crianças é Pedro de 6 anos, o seu quarto está recheado de brinquedos e também tem um pequeno altar ecumênico. Imagens de divindades, de Buda, Nossa Senhora fazem parte de seu quarto. Em sua entrevista , o seu depoimento é este : '."Uma dia, a gente escutou algumas histórias de deuses. Depois, sentamos e ficamos repetindo om, om, om, que é um mantra". Continuando a sua entrevista, ele afirma :"Gosto de todos os deuses, mas meu preferido é Brahma. Ele tem quatro cabeças e é o mais poderoso do Universo", conta, com desenvoltura. "Também acho legais Shiva e Vishnu, que, junto com Brahma, comandam tudo".

Outra criança que desperta a curiosidade pelo caminho místico é Antonio, um garoto de 9 anos que tem como livro de cabeceira " O livro secreto dos Bruxos" , da editora Melhoramentos.

O seu depoimento é este : "Realizar uma magia: esse é meu maior sonho. Se um dia eu conseguir, serei a criatura mais feliz do planeta", confessa o menino.

Imagine qual é o seu super herói preferido? Harry Potter, pois ele troca qualquer brincadeira por uma sessão de bruxaria, o seu presente de Natal foi uma tenda roxa com estrelas bordadas, diz o garoto que "É um lugar especial para fazer os seus rituais."

O menino já tem em sua coleção de brinquedos duendes, gnomos, uma fantasia de mago e pediu para mãe um curso de bruxaria em uma escola de bruxos. (1)

NÃO PODEMOS SER SÁBIOS AOS NOSSOS PRÓPRIOS OLHOS

É comum nos dias de hoje, pais que procuram viver conforme a sua própria sabedoria, deixam os conselhos de Deus de lado e guiam os seus filhos na sabedoria humana, esquecendo que a sabedoria divina é melhor que qualquer ciência.

O conselho divino vem de Deus e ele possui um atributo que o homem não possui; a onisciência; por este atributo Deus enxerga o futuro como se fosse o presente, e por mais que a ciência humana estude o comportamento do homem e a sua reação diante de alguns fatos e acontecimentos,ela nunca terá o conhecimento pleno da mente do nosso Deus, ainda mais quando falamos de comportamento infantil na área espiritual.

Existem desenhos bons que traz a criança conceitos éticos e morais excelentes.

Diante dos super heróis, qualquer um deles precisa de algo especial para ser um "super", mas os nossos heróis de hoje, não passam de garotos normais que invocam espíritos para serem considerados supers.

O que está acontecendo é que alguns desenhos e jogos têm sido levados mais para o mal do que para o bem, hoje há um processo de banalização do bem e do mal, do profano do sagrado, o abismo que separava estes dois pólos tem sido aterrados pelo uso incorreto da fantasia. Não estamos longe de irmos a um parque infantil e nos deparamos com a seguinte cena: Na barraquinha de tiro ao alvo os patinhos quando atingidos, vão cair e espirrar sangue para deixar a fantasia mais real !

Já existem Parques de diversão que estão recorrendo em Abrir a porta do inferno para melhorar a sua freqüência, outro, já não basta ser o maior parque de diversão da América Latina, a sua estratégia é entregar aos seus visitantes um suplemento informativo que da uma bela dica de viagem: Uma viagem ao Inferno. Este suplemento considera os demônios como criaturas fantásticas e ainda lançaram um calendário anual dos Demônios.(2)

O contato com demônios seria uma diversão sadia?

Os demônios se opõem a toda obra de Deus, tentando destruí-las, como Satanás levou Eva a pecar contra Deus (Gn 3v.1-6), os demônios tem a mesma missão de levar a mentira, o engano, e todo e destruir a criação de Deus. (Jo8v.44/ I João 3v.8).

Temos o exemplo da vida de Jô, mesmo sendo uma permissão de Deus, as ações foram malignas. Por mais que alguns neguem a sua existência, eles existem!

Hoje, ainda existem pessoas influenciadas pela cosmovisão naturalista, não admite a sua existência, porque só admitem aquilo que podem ver, tocar ou ouvir, pois dizem que a visão Bíblica está obsoleta. Porém, não há razão para pensarmos que a atividade demoníaca não exista, pois os resultados são visíveis no Mundo de hoje.

O que acreditamos é que existe a cegueira espiritual propagada pelo próprio arqui inimigo de Deus, a sua ação em muitos casos não precisa de possessão, mas a sua melhor arma é semear as suas filosofias e idéias que ele não exista. (4)

II Cor. 4.v.4 " Nos quais o deus deste século, cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não resplandeça a luz do Evangelho da Glória de Cristo, que é a imagem de Deus."

As palavras do Apostolo Paulo devem ficar em nossas mentes, que nos últimos dias, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrina de demônios pela hipocrisia dos homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência. (I Tm. 4v.1.2).

O nosso conselho é que durante o período destas atrações em parques de diversão, o jovem possa troca-las por uma outra programação. Pois ninguém quer ir ao inferno mesmo que seja por um motivo de entretenimento!

SATANISMO EXISTE!

Não estou falando aqui que os parques que adotam este tipo de chamariz estão praticando satanismo, mas no mundo em que vivemos o Satanismo é real! Ele existe e muitos são levados pela adrenalina de conhecer algo diferente e aterrorizante! Os que lançam este tipo de campanha acreditam que isto não existe, por isso veja como eles agem e como são os Satanistas.

COMO? QUEM SÃO? E COMO SÃO INFLUENCIADOS?

Satanismo é o termo geral que usamos para quem pratica a adoração a Lúcifer ou Satanás. Um dos propagadores do satanismo é Aleister Crowley. Suas praticas são oferendas com sangue em busca do poder, chegando até em sacrifícios humanos. Eles possuem a sua própria Bíblia, realizam a Missa Negra. Os cultos secretos envolvem atos ilegais, violência e ações criminosas que vão além da permitida. Possuem o uso de drogas e sexo ilícito, as orgias são freqüentes em suas reuniões. Por muitas vezes, as igrejas neo-satânicas operam dentro dos limites da lei, e nem sempre são vistos na sociedade. Pois existem várias facções dentro do Satanismo e uma delas é de adolescentes e jovens.

GUANGUES JUVENIS DE SATANISTAS ATRAÍDOS PELO INTERESSE DE BANDAS E DROGAS

Esta facção é composta de jovens que não fazem pacto ou votos satânicos, mas tem um interesse pelo Ocultismo e Satanismo através da influência das drogas, bandas anticristãos ou programações que propagam esta doutrina.

Poderíamos aqui colocar algumas bandas e como propagadores do anti cristianismo, mas nos daria uma matéria enorme, o que está em destaque é um vocalista bem estranho! Marylyn Manson é um dos que se mais destaca nos dias de hoje, ele irá fazer um filme independente, "Diamond Dead", a produção é do diretor Geroge Romero, que fez " A noite dos mortos Vivos". O roteiro deste filme traz uma banda de Rock que faz um pacto com o demônio, o seu papel de Manson vai ser Jesus Cristo drogado( informação retirada da Gazeta On Line). .

Como analisar a fantasia ou o desenho?
Não podemos crucificar a fantasia, existem muitos escritores que faz o uso correto, no mundo cristão, a criatividade da verdadeira fantasia está presente nos bonecos, fantoches e em literaturas. O importante é repudiar a má fantasia.

Não é porque dentro dos desenhos, jogos ou filmes exista o personagem do mal que devemos repudiá-los, pois em nossa Bíblia temos passagens que o diabo está em ação. Devemos analisar qual é o papel do bruxo, do diabo, do feiticeiro e como ele vai terminar a história o mal sempre precisa acabar se dando mal!

No desenho, o mal nunca pode ser o bem, nem o bem pode ser o mal, o bruxo não pode ser bonzinho, o feiticeiro nunca pode ser exemplo de vida correta para nenhuma criança, ele sempre tem que entrar pelos canos.

Isaías 5 v. 20-21 "Ai dos que mal chamam bem e ao bem mal, que fazem da escuridade luz, e da luz escuridade, que põem o amargo de doce, e o doce por amargo.Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudente diante de si mesmos".

Temos o nosso manual do proprietário que nos ajuda a crescer com Sabedoria.

II Timoteo 3v. 16-17 "Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça. Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra."

Hoje a inversão de valores tem sido comum e por isso muitas crianças já não possuem a idéia de que o diabo é maligno! Diante de muitos desenhos, o "A VACA E O FRANGO" é a fantasia que faz com que seus personagens tem convivência plena com o próprio demônio!

Os pais nunca aparecem de corpo inteiro, e ai eu descubro que o personagem que rege a vida das crianças é um demônio! Seria uma fantasia? Ou será uma mensagem subliminar?.

Acho que a segunda opção é a certa, olhando o desenho fica claro que os pais que não tiverem cabeça para orientar os seus filhos, ficaram com a orientação do Mundo e de seu príncipe .

Mas a convivência com o demônio faz com que aquelas crianças sejam representadas por animais que possuem significados pejorativos.

O que representa chamar um homem de Frango ou uma mulher de Vaca?.

Este desenho é mais um alerta a todos nós do que para as crianças.

Pois não devemos ser amigos do diabo e seus demônios, mas devemos expulsa-los no nome de Jesus (Marcos16v.17), devemos resistir a sua presença para que ele fuja .

Tiago4v.7 " Resisti ao diabo e ele fugirá de vós."

Em nenhum momento a palavra de Deus nos dá livre acesso a sua amizade, mas na cabeça de um adolescente ou de uma criança isto pode estar sendo ataques malignos e dar uma crise de consciência.

A Bíblia nos relata que ele é o pai da mentira (João 8v.44), e engana a todos.

Apocalipse 12v.9 "E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada diabo e Satanás, que engana a todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele."

I PEDRO 5V.8 "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário,anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar."

A fantasia pode ajudar ou prejudicar a criança na formação do caráter quando ela é levada de maneira errada, precisamos peneirá-la até mesmo para a formação do caráter cristão.

CONCLUSÃO

Temos a responsabilidade de ensinar os nossos filhos no caminho em que ele deve andar, pois são heranças de Deus e um dia você terá que dar conta diante de Deus sobre o que foi colocado em suas mãos, pois somos apenas mordomos das coisas que nos foram confiadas, até mesmo os nossos filhos. Vai alguns conselhos de como você pode agir.

A opção que você tem é:
1- Converse com ele sobre a fantasia seja ela qual for: desenho, livros , programações etc...

2- Se ela não estiver dentro dos moldes que colocamos para sua orientação, mostre que este desenho não vai agradar ao Senhor, pois tem praticas abomináveis ao olhos de Deus.

3- Veja o horário do desenho e troque este desenho por outra programação.

4- Converse e nunca faça uma proibição sem explicar o porque, é claro que existe situações que devem ser proibidas pela falta de compreensão, como uma programação que ele não está preparado para entender, mas este não é o caso.

5- Leve o coração do seu filho a palavra de Deus, pois somente assim você vai dar a chance do Espírito Santo trabalhar em sua vida. Pegue os versículos bíblicos sobre o assunto e mostre a ele, se possível deixe-o ler.

6- Oração nunca é demais, ore por ele, pois os ataques do diabo contra as nossas crianças estão cada vez mais fortes, mas temos a grande arma em nossas mãos que podemos vencer o mal.

A) O nome de Jesus
B) A Palavra de Deus
C) Jejum
D) Oração.


BIBLIOGRAFIA

1- Revista Bons Fluidos- Editora Abril. Matéria retirada do site Editora Abril. http://bonsfluidos.abril.uol.com.br/
2- Suplemento Informativo -Você tem medo de que? Hora do Horror- Hopi Hari , Pág. 1 , 4,5.
3- Reuters- 11.12.03- Por Kirk Honeycutt.
4- Grudem, Wayne . Teologia Sistemática . Edições Vida Nova. Pág. 337-342.
5- Revista Ultra Jovem n. 17- editora escala. Pág. 14-15
6- Dicionário de religiões e crenças e ocultismo de Nichols & Mather. Editora Vida . 2000. págs 491/ 367.
7- Serie Apologética - Instituto Cristão de Pesquisa- serie II
8- Serie Apologética - Instituto Cristão de Pesquisa- Vol IV
9- - http://www.cacp.org.br/
10- Ibid
11- "O que é o Espiritismo" , p. 318, Editora Opus ltda, 2° edição especial, 1985
 
Autor: Pastor Alexandre Farias