Procure

Vencendo Através da Fé


FÉ: Nas palavras da Bíblia: 'A certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem' Hb. 11.1

Jesus ordenou a ter fé - E Jesus, respondendo, disse-lhes: tende fé em Deus, - porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Marcos 11. 22,23 (arc)

A espécie de oração que move montanhas é a que visa a frutificação do Reino de Deus. Seria impossível deslocar geograficamente uma montanha até o mar; por isso, Jesus usou esta ilustração para demonstrar o que Deus pode fazer. Ele responderá às suas orações, mas não por causa de sua atitude mental positiva; outras condições devem ser atendidas: (1) você deve ser uma pessoa crente; (2) Não deve ter mágoa ou rancor em relação a outra pessoa; (3) não deve orar por razões egoístas; e (4) seu pedido deve ser voltado para o bem do Reino de Deus. Para orar com eficiência você precisa ter fé em Deus, não no objeto de seu pedido. Se enfocar apenas este, ficará frustrado se não for atendido. (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal)

Sem fé é impossível agradar a Deus Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem d?Ele se aproxima precisa crer que Ele existe e que recompensa aqueles que O buscam. Hebreus 11. 6 (nvi)

Este versículo descreve as convicções integrantes da fé salvífica. (1) Devemos crer na existência de um Deus pessoal, infinito e santo, que tem cuidado de nós. (2) Devemos crer que Ele nos galardoará quando o buscamos com sinceridade, sabendo que nosso maior galardão é a alegria e a presença do próprio Deus. Ele é nosso escudo e nossa grande recompensa Gn. 15.1; Dt. 4.29; Mt. 7.7,8 nota; Jo. 14.21 nota). (3) Devemos buscar a Deus com diligência e desejar ansiosamente a sua presença e graça. (Bíblia de Estudo Pentecostal)

Pedindo a Deus a verdadeira fé Os apóstolos disseram ao Senhor: 'aumenta a nossa fé!' Lucas 17. 5 (nvi)

O pedido dos discípulos foi genuíno; queriam a fé necessária para que pudessem perdoar verdadeiramente. Mas Jesus não respondeu diretamente à pergunta deles, porque a quantidade de fé não é tão importante quanto a autenticidade. O que é a fé? É a confiança e a lealdade completa a Deus, que resulta em uma disposição de fazer a vontade d`Ele. A fé não é algo que usamos para encenar um show para os outros. É a obediência completa e humildade à vontade de Deus, a prontidão para fazer qualquer coisa que Ele nos mande fazer. A quantidade de fé não é tão importante quanto o fato de ter fé no Deus Todo-poderoso. (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal)

A fé que vence o mundo O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. I João 5. 4(nvi)

A fé que vence o mundo é uma fé que vê as realidades eternas, que experimenta o poder de Deus e que ama a Cristo de tal maneira que os prazeres pecaminosos, os valores seculares, o proceder ímpio e o materialismo egoísta, não somente perdem a sua atração para nós, como também temos por eles repugnância, aversão e antipatia (ver Ap. 2.7 nota) (Bíblia de Estudo Pentecostal)

Batalhando pela fé Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé de uma vez por todas confiada aos santos. Judas 3 (nvi)

Judas enfatiza o importante relacionamento entre a correta doutrina e a verdadeira fé. A Bíblia não pode ficar comprometida, porque ela é a verdade e nos transmite os verdadeiros fatos a respeito de Jesus e da salvação. A Bíblia foi inspirada por Deus e nunca deve ser manipulada ou ter suas palavras distorcidas; quando isso acontece, ficamos confusos sobre o que está certo ou errado e perdemos de vista o único caminho que leva à vida eterna. Portanto, antes de escrever sobre a salvação, Judas percebeu que precisava colocar novamente seus leitores na direção certa, lembrando-lhes as noções básicas de sua fé. Assim, o caminho da salvação se tornaria mais claro. A expressão ?aos santos? refere-se a todos os crentes. (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal)

Não se frustrar nem desanimar Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Hebreus 11. 13 (ver todo capítulo 11)

Estas pessoas de fé morreram sem receber tudo o que Deus havia prometido, porém nunca perderam de vista o céu (?uma [pátria] melhor, isto é, a celestial?). Muitos cristãos se tornam frustrados e derrotados porque os seus anseios, necessidades, expectativas e exigências não são imediatamente atendidos quando aceitam a Cristo como Salvador. Tornam-se impacientes e querem desistir. Você está desanimado porque a realização de sua meta parece estar longe? Tenha a coragem destes heróis da fé, que viveram e morreram sem ver o fruto de sua fé na Terra, e contudo continuaram a crer. (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal)

Jesus voltará, guardemos a fé E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a Ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? - digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Quando, porém, vier o Filho do homem, porventura, achará fé na terra?

Esta pergunta de Jesus, provavelmente, indica que à medida que se aproxima a volta de Cristo, o mal se tornará cada vez pior, de modo que muitos da igreja se apartarão da fé em Cristo (Mt. 24.11-13,24; 1 Tm. 4.1). À medida que se aproxima, a preocupação de todo crente deve ser: estou perseverando na fé, firme na oração, buscando a Deus para que prevaleça a justiça e sua santa causa triunfe em tudo, para sempre? Ou estou tão preocupado com as coisas desta vida, que não anseio pela volta de Cristo e seu reino eterno? (Bíblia de Estudo Pentecostal)
|  Autor: Pr. João da Cruz Parente  |  Divulgação: estudosgospel.com.br |