Procure

Estudo Bíblico Deus Tem Te Chamado?


Deus tem te chamado para o ministério? Embora todos os cristãos sejam chamados a servir a causa de Cristo, Deus chama certas pessoas para servir a Igreja como pastores e outros ministros. Ao escrever ao jovem Timóteo, o apóstolo Paulo confirmou que se um homem aspira ser um pastor, “excelente obra almeja.”(1 Tm 3.1) Da mesma forma, é uma grande honra ser chamado por Deus para o ministério da Igreja. Como você sabe se Deus está te chamando?

Primeiro, existe um chamado interno. Através do Seu Espírito, Deus fala àquelas pessoas que ele chamou para servir como pastores e ministros de Sua Igreja. O grande reformador Martinho Lutero descreveu esse chamado interno como a “voz de Deus ouvida pela fé.” Aqueles que Deus chamou conhecem esse chamado por um sentimento de comprometimento de liderança, de propósito e de crescimento.

Charles Spurgeon identificou o primeiro sinal do chamado de Deus ao ministério como “um desejo intenso, atraente para o trabalho”. Aqueles chamados por Deus sentem uma compulsão crescente em pregar e ensinar a Palavra, e em ministrar o povo de Deus.

Esse sentimento de compulsão deve estimular o crente a considerar se Deus o está chamando para o ministério. Deus tem te presenteado com o desejo intenso de pregar? Ele tem te equipado com os dons necessários para o ministério? Você ama a Palavra de Deus e se sente chamado a pregar? Spurgeon alertou aqueles que aspiravam seu conselho para não pregar se eles conseguissem evitar. “Mas,” Spurgeon continuou, “se ele não conseguir evitar, ele deve pregar ou morrer, então ele é o homem.” Esse sentimento de comissão urgente é uma das marcas centrais de um chamado autêntico.

Segundo , há um chamado externo. Batistas acreditam que Deus usa a congregação para “chamar o chamadopara o ministério. A congregação deve avaliar e afirmar o chamado e dons do crente que se sente chamado para o ministério. Como uma família da fé, a congregação deve reconhecer e celebrar os dons de ministério dados aos seus membros, e tomar a responsabilidade de encorajar aqueles que Deus tem chamado a responder a vocação com alegria e submissão.

Nesses dias, muitas pessoas pensam em carreiras ao invés de chamados. O desafio bíblico em “considerar o seu chamado” deve ser estendido do chamado à salvação ao chamado para o ministério.

John Newton, famoso por ter escrito “Amazing Grace,” uma vez comentou que “Ninguém exceto Ele, que fez o mundo, pode fazer um Ministro do Evangelho”. Somente Deus pode chamar um verdadeiro ministro, e somente Ele pode dar ao ministro os dons necessários para o culto. No entanto, a grande promessa da Escritura é que Deus, de fato, chama ministros, e oferece aqueles servos como presentes à Igreja.

Considere o seu chamado. Você sente que Deus está te chamando para o ministério, seja como pastor ou como outro servo da Igreja? Você queima com uma compulsão de proclamar a Palavra, compartilhar o Evangelho, e cuidar do rebanho de Deus? Esse chamado tem sido confirmado e encorajado por aqueles cristãos que melhor te conhecem?

Traduzido por: Pedro Vilela
|  Autor: Albert Mohler Jr  |  Divulgação: estudosgospel.Com.BR |