Procure

Cinco Passos Para o Sacerdócio Real


         O apóstolo Pedro, em sua primeira epístola, capítulo 2, versículo 9, escreveu: Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
         A partir do sacrifício do filho de Deus no Calvário, fomos feitos sacerdotes de Cristo. Com isto, passamos a ter liberdade para chegarmos diante do Senhor pelo novo e vivo caminho. O véu, que é a sua carne, foi rasgado por nós. Assim, temos livre acesso ao Santo dos santos.
         Você é ou deseja ser um sacerdote? No Antigo Testamento havia todo um ritual para a consagração de um sacerdote (leia Êxodo 29.1-25).

  • 1º Passo: ablução (ritual de lavagem com água, purificação) - Êxodo 29.4

        Antes de alguém se tornar um sacerdote, precisava lavar-se com água, purificar-se. Hoje, também precisamos ser lavados pela água da Palavra. Sem ela, não há purificação; e sem purificação não há como ser sacerdote de Cristo. Só a Palavra de Deus pode purificar e transformar o homem.
         Veja o que está registrado em Hebreus 4.12:
 
Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4.12

         Em João 8.32 está escrito: e conhecereis a verdade [a Palavra de Deus], e a verdade [a Palavra de Deus] vos libertará.

  • 2º Passo: Investidura (vestimenta sacerdotal) - Êxodo 29.5

        No Antigo Testamento, vemos que os sacerdotes possuíam trajes especiais. Hoje, precisamos ser vestidos com vestimentas espirituais. Uma geração desnuda não pode ser sacerdote de Cristo. É preciso usar as vestes de santidade. Adão fez para si vestes de folha de figueira, mas estas não serviram. Deus fez para ele vestes de pele de cordeiro. Revista-se com as vestes do Cordeiro de Deus. Busque em sua Bíblia o que o apóstolo Paulo revelou em Efésios 6.10-17.

  • 3º Passo: Unção – Êxodo 29.7

        A unção só era derramada sobre o sacerdote, após a purificação e a investidura deste. O óleo sagrado descia da cabeça sobre as roupas (Salmo 133; Eclesiastes 9.8).
         Sem compromisso com Deus, você não pode ser ungido por Deus. A unção quebra o jugo (Isaías 10.27). Jesus foi ungido com o Espírito Santo e poder (Atos 10.38).

  • 4º Passo: Sacrifício - Êxodo 29.10-23

        No antigo Testamento, era oferecido ao Senhor um novilho e dois cordeiros como sacrifício para o perdão e a santificação. A terceira oferta a Deus era em prol do sacerdote.
         O nosso sacrifício hoje é o que está em Romanos 12.1-3: a nossa santificação. Você tem oferecido seu próprio corpo como sacrifício puro, santo e agradável a Deus?

  • 5º Passo: Mãos cheias – Êxodo 29.24

        As mãos do sacerdote não podiam estar vazias diante de Deus. Eram sempre cheias de ofertas pacíficas e móveis. Ele andava em direção ao fogo e jogava a oferta de agradável aroma para o Senhor.
         O que você tem em suas mãos para oferecer a Deus? Ofereça o seu melhor para o Todo-poderoso, siga os Seus ensinamentos, leia a Sua Palavra e busque-o de todo coração com fé em oração, e torne-se parte da Sua geração eleita, do sacerdócio real e da nação santa.

Autor: Pastor Elson de Assis