Procure

As Armas Que Matam Gigantes


I Samuel 17:38,39,40
38.E vestiu a Davi da sua própria armadura, pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça. 39.Davi cingiu a espada sobre a armadura e procurou em vão andar, pois não estava acostumado àquilo. Então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois não estou acostumado. E Davi tirou aquilo de sobre si. 40.Então tomou na mão o SEU CAJADO, escolheu do ribeiro cinco PERAS lisos e pô-los no alforje de pastor que trazia, a saber, no surrão, e, tomando na mão a sua funda, foi-se chegando ao filisteu.

1. A HISTÓRIA

Israel uma grande Nação, que ao sair do Egito arrasa tudo pela frente, nações temem estar no caminho de Israel, um povo que temia ao Deus verdadeiro e por Ele era ajudado. O tempo foi passando e a nação de Israel foi crescendo até chegar nessa mensagem que vou lhes revelar.

Agora esta maravilhosa nação tem um rei, que se chama Davi, que eu acho que tinha raízes de mineirinho, pois seu pai o faz levar queijo para seus irmãos e que gosta de queijo é mineiro (I Sm.10:18), e nesse dia em que ele vai levar mantimentos no campo de batalha, ele vai pensando no que ele viria, talves pensndo em ver os filisteus derrotados, mortos, envergonhados, e os Israelitas vencedorres, triunfantes, mas não foi isto que ele viu. Chegando no campo de batalha ele vê um grande homem com três metros de altura humilhando o seu povo, era Golias.

Então o pequeno Davi, com seus 1,60 m de altura, resolve enfrentar aquela aberração da natureza, pois Davi mesmo diz “quem é este incircunciso para afrntar o Exército do Deus vivo”, Davi sabia em quem ele confiava. Então Davi é vestido com a armadura do rei Saul, mas não deu, pois a armadura do mundo em nada pode te ajudar nas suas batalhas, elas só vão piorar. Mas Davi, sabendo que sobre ele estava a unção que Deus tinha mandado através do porfeta Samuel, veste sua própria armadura, aquelas que dirigidas pelo Espírito Santo o levariam à vitória, AS ARMAS QUE MATAM GIGANTES.

2. AS ARMAS DE DAVI

Para você usar esta mensagem para te dar vitória existe um versículo que quero lhe mostrar, e que por incrível que pareça Davi sabia, algo que nos temos que aprender.

“Porque todo o que nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo; a nossa Fé. I João. 5:4”. Use de sua Fé para crêr nesta Palavra, e tomar posse dela, e mais ainda ser um vitorioso, derrubando os gigantes que cruzarem seu caminho.

1ª ARMA – O CAJADO

O texto é bem claro ao relatar que Davi tomou em sua mão o seu cajado, aquele que ele usava para conduzir as ovelhas de seu pai, olhando muitos diriam que era apenas um pedaço de pau, uma vara de madeira, mas para Davi era algo que sempre estava perto dele.

Eu creio que o seu cajado representava a AUTORIDADE, pois Davi, relata a Bíblia que caminha em direção a Golias com autoridade, ele não teve medo do inimigo, mesmo com as afrontas do gigante.

Não tema o gigante, seja, a enfermidade, as finanças, o incrédulo, a discórdia, o pecado, caminhe em direção do gigante, mas leve o cajado, ele é indispensável em sua vida. O próprio Davi no Salmo 23, no versículo 4, nos mostra isso. Só para te lembrar, pense no estava nas mãos de Moisés e que ele tocou no mar para abri-lo a mando de Deus, o cajado.

2ª ARMA – A PEDRA

Davi pegou cinco pedras, e pedra e fragmento de rocha, mas foi só com uma que Golias caiu, as outras quatro estão na mensgem “As cinco pedras de Davi”. Mas quero lembrá-los que Davi era homem de pequena estatura, alguns teólogos acreditam que ele tivesse 1,60 m de altura, então chegamos a conclusão que sua força não era suficiente para que a pedra cravasse na texta do gigante, também que o local, a única abertura do capacete, era quase impossível de acertar em um só tiro, a pedra é a Fé, a Fé que vence o mundo, suas escolhas sempre serão as erradas por que se você não usar da Fé, de nada adianta.

Tenha Fé e tome a atitude de lançar a pedra em direção ao gigante, com toda certeza ele vai cair.

3ª ARMA – O ALFORJE

Alforje é uma bolsa que se usava para levar mantimentos e equipamentos. Creio que o alforje e um CORAÇÃO, mas não um coração qualquer, e sim um que o próprio Davi nos fala nos seus Salmos, “quem subirá no monte do Senhor, ou quem estará em seu santo lugar? O puro de coração (Sl.24:4)”, “um coração quebrantado e contrito Deus não desprezará, (Sl.51:17).

Dentro de um coração puro há alimentos bons para todos, tenha um coração puro e o gigante não resistirá, pois o servo de coração puro não tem espaço para medo, decepções, ou quaisquer outros tipos de sentimento, que não seja a vitória, o gosto de derrubar gigantes é só para crente valente.   

4ª ARMA – A FUNDA

Funda é uma espécie de estilingue, que se usa para atirar pedras. De fato esta sim é uma arma, uma que pode machucar alguém.

Aos olhos de Golias aquela funda não lhe metia medo, pois além de não ser uma espada, estava nas mãos de um menino, mas aos olhos de Davi não era só uma funda era algo maior e superior a qualquer espada, era a simbologia da PALAVRA de Deus, pois o apóstolo Paulo nos relata que ao tomarmos a armadura de Deus devemos pegar a espada que é a verdadeira arma a Palavra de Deus (Ef.6:17). Não desprese a Bíblia, se alimente dela, viva com ela, durma com ela, pois foi com a Palavra que Jesus venceu o diabo no deserto (Mt.4:1).

Examinai as Escrituras por que julgai ter nela a vida eterna (Jo.5:39)

|  Autor: Pr. Alexandre Augusto  |  Divulgação: estudosgospel.com.br |