Procure

A Filha de Jairo


Uma história que inspira fé e confiança, em um mau momento da vida. Mesmo que pareça que tudo se torna ainda pior. Muito nos ensina, a cura da filha de Jairo.

Jairo era um homem respeitado e considerado na sua comunidade. Era um chefe na sinagoga local. E sua filha única de doze anos, estava gravemente enferma. Dias terríveis, de medo e incerteza aquela família passou.

De início, todos procuram animar os pensamentos. Tranquilizam o doente, afirmando que a enfermidade vai passar. Jairo era muito conhecido. Certamente teve os melhores médicos a sua disposição. Porém, o tempo foi passando, muitas tentativas feitas sem sucesso. A filha de Jairo cada vez mais piorava seu estado de saúde. Cada vez mais grave sua situação se tornava

"E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés, e o adorou." Marcos 5:22

E na medida em que a enfermidade da filha de Jairo se agrava, os ânimos começam a diminuir. Já se pode ver a família mexer a cabeça num sinal negativo. Muitos já não acreditam mais em possibilidade de cura.

Logo se fala na aceitação daquele destino. Outros tentam confortar os pais. Muitos choram ao ver aquela situação. Alguém fala em se conformar com a morte da menina.

Mas Jairo, em seu muito amor de pai, não se conforma em ver sua filha naquele estado. E ele sendo chefe da sinagoga judaica, assume o risco de ser expulso daquela comunidade, e procura por Jesus.

A Ressurreição da Filha de Jairo

Ao encontrar Jesus, ele se ajoelhou e o adorou. Enquanto suplicava pela vida de sua filha, os principais da sinagoga trazem uma notícia ainda pior: Sua filha já está morta.

"Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre?" Marcos 5:35

E pode ser assim mesmo. Situações desesperadoras, que nos remetem a Deus. Nesta busca, pode acontecer de recebermos notícias não muito boas. Porém de Deus sempre vem notícias de fé e de conforto: Não temas. Crê somente.

"E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente." Marcos 5:36

Se Jairo desse crédito às palavras de sua família e amigos, não alcançaria a cura de sua filha. Veja que o texto de Mateus 9:23, informa que já estavam na casa de Jairo, músicos e muita gente em alvoroço.

"E Jesus, chegando à casa daquele chefe, e vendo os instrumentistas, e o povo em alvoroço," Mateus 9:23

Eram as choradeiras ou carpideiras de Jeremias 9:17-18. Os Judeus tinham costume, quando a família podia pagar, de contratar músicos e mulheres para chorar o funeral do morto.

Ou seja, a filha de Jairo nem tinha ainda morrido, mas alguém da família já tinha contratado o funeral. E os homens que lhe deram a notícia da morte de sua filha, já desconsideravam qualquer possibilidade de restauração: Não adiantava fazer mais nada.

"Disse-lhes: Retirai-vos, que a menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele." Mateus 9:24

Mas ele recebeu a boa instrução de Jesus. Crê somente. Ele acreditou no mestre e não se decepcionou. Jesus afirma que a filha de Jairo estava apenas dormindo. Todos riem e zombam. Não creem. Mas para Deus, a morte é como um sono.

"E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te." Marcos 5:41

A menina reviveu e andava entre eles. Todos ficaram assombrados. Certamente os músicos e as choradeiras tiveram outra função naquele dia.

Ajudaram no culto de alegria por aquele milagre tremendo que Jesus realizou.

Não temas! Crê somente!

Autor: Israel N. Silva | | Divulgação: estudosgospel.Com.BR |