Procure

Estudo Bíblico Os Elementos da Unção


"Falou mais o Senhor a Moisés dizendo: Tu, pois, toma para ti das principais especiarias: da mais pura MIRRA, quinhentos siclos; e de CANELA aromática, a metade, a saber, duzentos e cinqüenta ciclo , e de CÁLAMO aromático, duzentos e cinqüenta ciclos; e de CÁSSIA, quinhentos siclos, segundo o siclo do Santuário; e de azeite de OLIVA, um him. E disto farás o azeite da Santa Unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista; este será o azeite da Santa Unção". (Êx. 30:22-25)

       Unção é escolha. O ato de ungir alguém significa escolher ou separar esta pessoa para um propósito - Ungido quer dizer = Escolhido. Geralmente quando Deus unge alguém, tem outras pessoas em mente. Ser um ungido significa quase sempre viver para os outros.
  • ARÃO - Foi ungido para servir no Tabernáculo. - Ex. 30:30
  • DAVI - Ungido para por ordem na nação de Israel e expulsar os filisteus. - I Sm. 16:13
  • ELISEU - Ungido profeta no lugar de Elias. - I Rs. 19:16
  • JESUS - Ungido para dar a vida pela humanidade - At.10:38
       Jesus quando se declarou Ungido, disse para que foi separado: Is. 61:1-2; Lc. 4:18
 
       O Rei e Sacerdote -  podem ser escolhido depois, mas o Profeta, geralmente é escolhido desde criança, ou antes de nascer. (João Batista, Samuel, o próprio Jesus).

Os Elemntos da Unção - As Ervas

1. MIRRA - Simboliza renovação e embelezamento. Este elemento prepara e embeleza a noiva para encontrar-se com o Noivo.
 
"Quem é esta que sobe do deserto, como colunas de fumaça, perfumada de mirra, e de incenso, e de toda sorte de pós aromáticos do mercador?" - (CT 3:6)

O Segredo da Rainha Ester

  • A história da Rainha Ester (Hadassa); preparada para encontrar-se com o rei. - Antes das núpcias, seis meses se perfumando com mirra.
 
Em chegando o prazo de cada moça vir ao rei Assuero, depois de tratada segundo as prescrições para as mulheres, por doze meses (porque assim se cumpriam os dias de seu embelezamento, seis meses com óleo de mirra e seis meses com especiarias e com os perfumes e ungüentos em uso entre as mulheres), - (ET 2:12)
 
  • A mirra está quase sempre relacionada com a preparação da noiva para se encontrar com o noivo.

Levantei-me para me entregar ao meu amado; as minhas mãos destilavam mirra, e os meus dedos gotejavam mirra preciosa. - (Ct. 5:5)

Todas as tuas vestes recendem a mirra, aloés e cássia; de palácios de marfim ressoam instrumentos de cordas que te alegram. - (Sl. 45:8)

A Mirra, Como Símbolo do Espírito Santo

  • O momento mais esperado, era quando a noiva ia ser apresentada ao noivo. - Naquele dia, era usada uma grande quantidade de mirra. - O perfume era sentido de longe.
  • Ester é um símbolo da Igreja do Senhor Jesus. - Ela está sendo preparada e perfumada para ser levada a presença do noivo.
    ESTER - A Noiva, a igreja.
    A MIRRA - O Espírito Santo, perfumando a noiva e preparando para apresenta-la.
    O REI - Jesus, o noivo.

A Expressão do Noivo ao Ver a Noiva:

       - Quem é esta...?
     - Sobe como colunas de fumaça. - Jesus vê milhões de crentes subindo. Parece uma nuvem.
       - Posso sentir o perfume de mirra.
       - Outros perfumes (nardo, oliva...)

2. CANELA - Simboliza firmeza - Esta é a raiz mais forte que existe. Ela tira todas as outras do caminho. - Este elemento significa o alicerce na vida do cristão.

3. CÁLAMO - Erva cicatrizante - Ungüento para curar cortes e feridas. Este elemento tem a função de sarar as feridas do relacionamento; marcas que ficam na pessoa precisam ser cicatrizadas. Feridas no casamento. Feridas na comunhão com Deus.

4. CÁSSIA - Limpa e perfuma ao mesmo tempo - Tem a propriedade de limpeza e purificação como o álcool

5. OLIVA - Óleo da oliveira - Simboliza prosperidade - Considerada uma árvore valiosa por causa do óleo. Juntamente com a vinha era a maior fonte de riqueza da nação de Israel.

A Oliveira ( zayt em hebraico ).

       A oliveira é uma das árvores mais importantes citadas nas Escrituras por sua conexão direta com o povo de Israel e também pela riqueza de figuras por ela representada. Seu uso era muito variado no Oriente Médio, pois ela era famosa por seu fruto, seu óleo e sua madeira. Era reputada como símbolo de beleza, força, da bênção divina e da prosperidade.

Características da Oliveira:

  • Cresce em qualquer lugar e em qualquer clima e sob quaisquer condições: Nas montanhas, nos vales nas pedras e na terra fértil.
  • Atinge até 7 metros de altura e torna-se uma árvore frondosa.
  • Até as árvores doentes lanças novos ramos. Troncos velhos tem folhas verdes. Mesmo se for queimada, saem ramos de suas raízes. Alguns brotam e crescem num sistema de raízes de até 2000 anos de idade. É quase indestrutível. Foi a única árvore que resistiu ao Dilúvio.
  • Cada árvore produz até 80lt. de azeite por ano.
 

Somos Comparados à Oliveira

  • Fomos chamados a dar frutos a qualquer tempo e no lugar onde estivermos plantados.
  • Mesmo vencido ou derrubado, o cristão se levanta e volta a produzir.
  • Processo lendo de amadurecimento mas pode tornar-se grande e produtivo.
  • Nossos frutos devem alimentar os que estão ao nosso redor.

Produz:

       - Alimento, Luz, Higiene e Cura.

O Azeite Fluindo Para Abastecer Lâmpada

        - A Bíblia diz que quando todas as vasilhas da viúva estavam cheias, o azeite parou. Não que acabou, mas parou. O Espírito Santo nos abastece de azeite para nos manter acesos, para brilhar.
         - O óleo fluindo simboliza a nossa comunhão com Deus.

A Luz do Mundo

       - Nenhuma lâmpada pode permanecer acesa sem azeite. Se faltar o azeite, a lâmpada vai apagando e não brilha mais. Perde a utilidade. Afinal para que serve uma luz apagada !?


Autor:  Rev. Robério Lopes