Procure

Muitas pessoas hoje passarão por um rito religioso, colocando cinzas sobre a testa. Afinal hoje é quarta-feira de cinzas. A grande pergunta é - o que é arrependimento? Será que um ritual externo pode limpar o coração e aliviar a consciência? Não é quarta-feira de cinzas e novamente quarta-feira de cinzas que agrada a Deus, mas um coração quebrantado e volta para o Senhor!
Nosso Pai Celestial, hoje é quarta-feira de cinzas, quando os foliões guardam suas fantasias e, exaustos, voltam à sua rotina. Aqueles mais religiosos farão penitências, e arrependidos por seus excessos, darão boas-vindas à Quaresma. Peço pelas famílias destroçadas durante os festejos carnavalescos, seja pelo abuso de álcool, drogas ou pela imprudência ao volante. Console, Senhor, aos enlutados. Que o mundo conheça através de nosso testemunho de amor, aquela alegria perene que não termina em cinzas...
Chegamos, finalmente, a mais um feriadão de Carnaval, para depois, segundo dizem, tudo começar a acontecer no Brasil. O drama desse 'avestruzamento' coletivo é que a realidade dos problemas que precisam ser enfrentados, e que, a cada ano, acabam sendo deixados para depois do Carnaval, não pode ser indefinidamente armazenada como se fosse uma fantasia de um desfile malsucedido, que nunca mais queremos ver repetir-se.
Antes de decretar a falência do Carnaval... decretemos a falência da nossa arrogância, de nossa presunção, de nossa religiosidade midiática, e de nosso egoísmo. Que prevaleça o amor, a humildade e o serviço ao nosso semelhante, mesmo quando este estiver atrás de uma fantasia, ou despudoradamente despido.
Um traço comum no carnaval de diferentes épocas e países, é o de virar as regras pelo avesso. As pessoas comuns faziam missas e procissões cômicas no lugar dos padres, onde guiavam as cerimônias religiosas e personagens bizarros, como o Rei Momo. Quem regulou essa bagunça que era o carnaval europeu, com grandes repercussões aqui no Brasil, foram dois ditadores - Hitler e Mussolini! Na maior parte da história do Brasil, o nosso carnaval foi uma algazarra deliciosamente sem noção. 
Esse será o dia em que o Deus santo arrancará dos rostos dos homens as máscaras da justiça própria, do orgulho e da altivez. De que maneira terrível aparecerá então a pecaminosidade e pobreza de uma vida desperdiçada! Feliz de ti se capitulares hoje diante de Deus! Feliz de ti, se cair tua máscara! Pois Deus te faz uma oferta.
Irmãos, não nos esqueçamos de que somos o sal da terra e a luz do mundo. Se no momento de maior trevas nos retirarmos, o que será desta cidade? Por que a entregaríamos ao controle das hostes espirituais das trevas durante o carnaval? Não precisamos fazer oposição à festa, saindo para retiros, saiamos às ruas, sem participar de blocos mas estendendo as mãos, oferecendo compaixão em vez de acusação, amor em vez de apatia. Que a Igreja esteja de portas abertas para receber quem quer que seja.
Alguns dizem que tem que se fazer de louco para ganhar os loucos. Outros dizem que Davi matou o gigante Golias com a própria espada dele. Então querem participar do carnaval para salvar os que estão no carnaval. É lodo-carnaval, sujo, contaminado, infeccioso, suas águas cheiram mal. Sai fora dele, seja pelo menos normal.
Cristãos, crentes em Jesus Cristo, não se enganem! 'Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus'. - 1 João 3.9
Em tempos de crises há um caminho bastante procurado e de certa forma atraente; um caminho que alegra momentaneamente os corações, porque parece florido e alegre, e também parece fazer esquecer os diversos problemas; um caminho, no entanto, bastante curto e cujo final geralmente dá num enorme precipício em que muitos caem num abismo fatal
Atraído pelo movimento da minhoca o senhor peixe resolveu abocanhá-la. E num pulo só, vapt, a minhoca estava na sua boca. O peixe abocanhou a minhoca apetitosa mas descobriu que estava com a boca cheia de morte!
Sabemos pela bíblia que só existe uma maneira de limpar pecado; Eis o texto: '...E O SANGUE de Jesus Cristo seu filho nos purifica (limpa) de TODO o pecado'. 1 João 1.7