Procure

Depressão - O Mal do Século

 
Consulente:
"Eu preciso lidar com a depressão, pois é muito ruim ter isso. É de medo. Por favor me imforme".
 
Estimada consulente:
Já tive depressão. Muitos sofrem dessa moléstia terrível. As dificuldades da vida, a falta de oportunidade para os jovens, provocam estados depressivos. Pelo que entendo, a depressão é um estado em que a pessoa se sente incapaz de solucionar os problemas; sem forças para continuar lutando na batalha da vida; muitos procuram a solução no suicídio, como uma fuga. Também considero a depressão uma tristeza profunda. O depressivo não tem forças para reagir. Não tem auto-estima. Está num labirinto e não encontra a saída. Está descendo mais e mais ao abismo profundo.
 
Jesus ensinou a não andarmos ansiosos por coisa alguma(Mt 6.25; Fp 4.6). E disse mais: VINDE A MIM TODOS OS QUE ESTAIS CANSADOS E OPRIMIDOS, E EU VOS ALIVIAREI (Mt 11.28). Considero que esta palavra é dirigida às pessoas com depressão. Regra geral, o filho de Deus - aqueles que aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador (Jo 1.12; Rm 10..9) - não sofrem de depressão.
 
Primeiro, é preciso saber se a depressão decorre de alguma enfermidade prolongada. Se decorre, o primeiro passo é tratar da doença. Se tudo está bem com o corpo; se não há diagnóstico de enfermidade, então o problema poderá se encontrar na alma. Se alma não estiver sã, o corpo sofre.
 
Ontem, na igreja, orei por uma mulher assim: ela sente tudo, mas os exames nada comprovam: dores de cabeça, ardor no estômago, insônia, medos, vontade de morrer, dores na coluna, palpitações.
 
Nessa situação, a primeira coisa é procurar ajuda; fazer uma reflexão, com ajuda de um conselheiro, para conhecer a causa: problemas de ressentimentos; liberação de perdão; animosidades não resolvidas; pecados ocultos (o pecador não tem paz); decepção com algum relacionamento; insatisfações na vida conjugal; problemas com os pais.
 
O depressivo deve se esforçar para sair dessa masmorra; alimentar-se corretamente e reagir.. Mas o maior dos médicos e dos conselheiros é o Senhor Jesus. Ler a Bíblia é um bom remédio. Fazer o bem; trabalhar em favor dos outros; esquecer por um momento a nossa própria vida e deixar de olhar-se no espelho; abrir uma janela para os outros. No espelho você contempla egoisticamente você mesmo; na janela, interage com os demais. Outro passo é não se distanciar da comunidade cristã a que pertence. Certa vez, uma irmã de Brasília estava insatisfeita com a vida, e com dúvidas a respeito de vários assuntos. Então lhe perguntei: você está evangelizando? Freqüenta com assiduidade os cultos na sua igreja? Visita os enfermos? Faz algum trabalho de grupo para beneficiar outras pessoas? Ela não fazia nada disso. Passou a fazer e foi curada.
 
No amor de Cristo
Pr. Airton Evangelista da Costa