Procure

Esboço O Vaso e o Oleiro


Jeremias 18:1-6
1- A PALAVRA do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: 2- Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. 3- E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, 4- Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. 5- Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 6- Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

CASA DO OLEIRO (V.2) -  No vale de Hinom, ao sul de Jerusalém, com acesso ao vale dos poços de Siloé. Incluía o campo para guardar e amassar a argila, o forno e monturo municipal. Chamado campo do oleiro.

RODAS - “Sobre as rodas” no hebraico “sobre duas pedras (circulares)”, onde a inferior era girada com os pés enquanto que a superior (no mesmo eixo) suportava a argila.

INTRODUÇÃO:

Deus leva Jeremias a casa do oleiro para mostrar-lhe algo, ou seja, nós que como vasos nas suas mãos as vezes precisamos de alguns reparos, e, são esses reparos feitos por Deus que dirão que tipos de vasos somos. Aprendamos com Deus algumas lições importantes.

1- Estamos todos na casa do oleiro (sendo moldados)   V-3

“E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas”

Quando recebemos Jesus começamos então a sermos moldados, a cada dia Deus nos gira um pouco sobre as rodas para nos aperfeiçoar como vasos.

2- Deus é quem decide que tipo de vasos seremos (Escolha soberana) V-4

“Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer”

Segundo a sua vontade soberana Deus decide qual será nossa importância como vasos.

3- Deus faz para si vasos mais honrosos ou menos honrosos (utilidade dos dons) Rm. 9:21

“Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra”?

Assim como um oleiro faz vasos para diferentes fins Deus também nos faz diferentes uns dos outros com finalidades distintas, menos ou mais importantes, segundo a sua escolha.

4- Todos nós somos importantes diante de Deus até os mais fracos. (graça) 2 Co. 4:7

“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós”.

Deus usa aqueles que aos nosso olhos são fracos  para fazer coisas grandiosas, por mais fraco, ou menos honroso que você pareça ser há espaço em você para o Espírito Santo.

5- Assim como o barro ao ser trabalhado permanece entre as mãos do oleiro, nós precisamos estar no centro da vontade de Deus. (obediência) Is. 64:8

“Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos”.

Quando nos entregamos inteiramente ao querer de Deus Ele nos molda e nos refaz perfeitamente perfeitos, assim como Ele é.

CONCLUSÃO:

Quando você se coloca nas mãos do grande oleiro (Deus) ele te dá o teu real valor, não importa se você é:
- Um vaso pequeno.
- Um vaso grande.
- Um vaso quebrado.
- Um vaso inteiro.
- Vaso feio.
- Um vaso bonito.
- Um vaso forte.
- Um vaso fraco.
- Um vaso de barro.
- Um vaso de ouro.

O mais importante é ser um vaso de Deus!

II Timóteo 2:19-21
19- Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade. 20 - Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. 21 - De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.

Que Deus vos abençoe e vos ajude a serem vasos para seu uso exclusivo!

| Autor: Pr. Roberto Basílio | Divulgação: EstudosGospel.Com.BR |