Procure

Esboço Bom Ânimo

Mateus 9:2; João 16:33; II Coríntios 5:6

 

Introdução:

        Vivemos numa sociedade onde é comum encontrarmos pessoas desanimadas. O desânimo tem destruído muitas vidas. Se encontrássemos um medicamento eficaz no combate ao desânimo a indústria farmacêutica faturaria milhões. O desânimo está estampado nos rostos de certas pessoas.
         Como manter o bom ânimo em meio às muitas lutas, adversidades e desafios que a vida moderna nos impõe?
         Vamos caminhar um pouco pela Bíblia e ela nos dará algumas pistas. Vamos lá com a graça do Senhor:

I. A Esperança em Deus

        1) Alguém disse que “a esperança? é a última que morre". Isto não é verdade, pois a esperança? não morre. Jó testemunhou isto dizendo:
 
“Onde está, pois, a minha esperança?? Sim, a minha esperança?, quem a poderá ver? Ela descerá até às portas da morte, quando juntamente no pó teremos descanso". Jó 17:15-16

         De acordo com o texto bíblico o que Jó está dizendo é que até à sepultura, à morte, ele continuava esperando em Deus. Aleluia!

        2) No Salmo 27:14 lemos:
 
“Espera pelo Senhor, tem bom ânimo e fortifique-se o teu coração; Espera, pois, pelo Senhor". Salmo 27:14

         Davi nos convida a esperar em Deus e como fruto desta esperança? ele diz: “Tem bom ânimo". Quando esperamos em Deus temos bom ânimo, não é isto fascinante e maravilhoso??

        3) Quando lemos os 3 primeiros versículos do Salmo 40 ficamos extasiados, maravilhados com o que Deus faz:
  • Nos tira de um poço de perdição;
  • Dum tremedal de lama.
  • Coloca nossos pés sobre uma rocha;
  • Firma os nossos passos;
  • Põe em nossos lábios um novo cântico;

         Mas tudo isto está ligado à esperança? que Davi fala no V. 1. “esperei".
         Para mantermos o “Bom Ânimo" precisamos esperar no Senhor. Atentemos para o que está escrito no Salmo 42:5.
 
“Porque estás abatida, ó minha alma? Porque te perturbas dentro em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu". Salmo 42:5

         Deus nos ajude a esperarmos nele. Aleluia!

II. A Fidelidade de Deus

        Vamos agora nos reportar a um acontecimento marcante na vida do apóstolo Paulo. Todo o capítulo 27 do livro de Atos narra em lances emocionantes e tocantes a sua viagem a Roma. De acordo com o V.33 Paulo e seus companheiros de viagem ficaram sem comer nada 14 dias e 14 noites, isto não é brincadeira.
         Mas foi em meio a uma situação de grande perigo, em alto mar, batidos pelas ondas e pelos ventos, sim, foi nessa terrível situação que Deus falou assim com o apóstolo Paulo:
 
“Mas, já agora vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio.
Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas; é preciso que compareças perante César, e eis que Deus por sua graça te deu todos quantos navegam contigo.
Portanto, senhores, tende bom ânimo; pois eu confio em Deus, que sucederá do modo por que me foi dito".  Atos 27:22-25

         Nos versículos 22 e 25 Paulo usa a expressão: “Bom Ânimo". Mas, como era possível Ter bom ânimo quando tudo tinha o cheiro de morte? Lendo o V. 25 a gente descobre que:

“Portanto, senhores, tende bom ânimo; pois eu confio em Deus, que sucederá do modo por que me foi dito".  Atos 27:25

         Paulo sabia que tudo sairia bem porque a coisa ia acontecer como Deus havia falado. Isto é maravilhoso?, Deus é fiel. Quem tem a palavra final não é Lula – Putim – George W. Bush – Sadam – ou o F.M.I., a palavra final é daquele que está assentado no trono, e sua Palavra se cumpre porque Ele é fiel. Aleluia!
         Deixemos agora que este texto queime em nossos corações.
 
“Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? ou tendo falado não o cumprirá"?  Números 23:19

         Voltando ao testemunho de Paulo no capítulo 27 de Atos vejamos como foi o final de tudo.
 
“Todos cobraram ânimo e se puseram também a comer.
Estávamos no navio duzentas e setenta e seis pessoas ao todo.
Refeitos com a comida, aliviaram o navio, lançando o trigo ao mar.
Quanto aos demais, que se salvassem uns em tábuas, e outros em destroços do navio. E foi assim que todos se salvaram em terra".  Atos 27:36,37,44

         Deus não permitiu que daquelas 276 pessoas uma se quer perecesse. A grande maioria foi salva da morte “de carona". Por causa de um homem todos foram abençoados, isto é maravilhoso?!!!

III. Jesus está atento às nossas necessidades*

* Muitos imaginam Deus como um ser que mora lá no céu e não está nem aí com o que acontece aqui na terra. Isto não é verdade, Deus se interessa, Ele é o Deus que participa, Ele se encarnou, Ele “se faz carne". Ele chora conosco, Ele anda no nosso meio, sente as nossas dores, nossa fome, Ele é o Deus que intervém.

* Vejamos a narrativa bíblica de Êxodo 3:7-8...

“Disse ainda o Senhor: Certamente vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi, o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento, por isso desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu".  Êxodo 3:7-8

         ...três expressões fortes aparecem neste texto:
  • “Vi"
  • “Ouvi"
  • “Desci",

* Agora vamos ao Salmo 113:6.
 
“Que se inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra"?  Salmo 113:6

         Como é lindo, Deus se inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra.

* Agora chamo sua atenção para o que está em Marcos 10:49.
 
“Parou Jesus e disse: Chamai-o.Chamaram então o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, Ele te chama".  Marcos 10:49

         Quando Jesus mandou chamar o pobre cego Bartimeu atentemos para este detalhe contado no v.49: “Tem bom ânimo".
         O cego podia Ter bom ânimo porque Jesus de Nazaré estava interessado nele.
         É possível Ter bom ânimo quando sabemos que o maravilhoso? Salvador é terno, amoroso, gracioso, atencioso, Ele se interessa por nós.
         Isto levanta o ânimo da gente, nenhuma droga, nenhum medicamento, nenhuma terapia, não é ioga, meditação transcendental, nada disto, o que levanta o abatido, desanimado, prostrado, o que nos põe de pé é a graça de Jesus, é o seu amor, é sabermos que somos importantes para Ele. Aleluia!
         Se um pobre cego podia Ter bom ânimo, logo é possível que eu e você também joguemos no lixo o nosso desânimo e como Paulo cantemos assim:
 
“por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama: como enganadores, e sendo verdadeiros; como desconhecidos, e entretanto bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e contudo eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo".  II Coríntios 6:8-10.

         Que maravilha: entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo"!
         Aleluia, assim vive o cristão, chega de choradeira, murmuração, reclamação, nada pode nos abalar, em Cristo somos mais que vencedores!

Conclusão:

        Relembremos aqui as três idéias básicas da mensagem:
        1. A Esperança em Deus
        2. A Fidelidade de Deus
        3. Jesus está atento às nossas necessidades*

         Que Deus nos fortaleça. O Senhor nos dê bom ânimo. Para o seu louvor e glória em nome do Vencedor. Amém
 
Autor: Compilado - Diversos Autores